Por Marília Ribeiro Em Notícias Atualizada em 23 ABR 2019 - 15H48

PEMSA recebe convite para se apresentar no Theatro Municipal de São Paulo

Maestro João Carlos Martins surpreende integrantes do PEMSA com o convite para se apresentarem em um dos principais teatros do Brasil

A tarde de segunda-feira (22) foi de alegria e surpresa para os integrantes do Projeto de Educação Musical do Santuário de Aparecida (PEMSA). O renomado pianista e maestro João Carlos Martins conheceu as dependências do projeto e acompanhou diversas apresentações dos usuários das oficinas oferecidas na obra social.

Marília Ribeiro
Marília Ribeiro


O músico foi recebido pela gerente administrativa do PEMSA, Patrícia Filardo, o reitor do Santuário, padre Eduardo Catalfo, e colaboradores do projeto. Logo na sua chegada, o maestro foi surpreendido com a apresentação do grupo de guitarra e violão, além dos olhares atentos dos usuários que circundavam as sacadas do prédio para não perder a entrada do convidado ilustre.

Marília Ribeiro
Marília Ribeiro


Na sequência, o maestro foi conduzido ao auditório para conferir a performance das oficinas de musicalização com usuários de 7 a 8 anos, grupo de violinos, oficina de violoncelo, canto coral e, por fim, a apresentação da orquestra PEMSA, formada por instrutores e usuários.

A cada música, João Carlos Martins conversava com os integrantes e com o maestro da oficina, dava dicas - como ele mesmo dizia, “palpites” - e ainda pedia para repetir as canções sob a sua regência.

Entre as suas principais orientações, destacou a importância de transmitir emoção, o cuidado com a afinação e a dedicação aos ensaios. Martins ainda sugeriu ensaios em duplas, para que um possa ajudar o outro na melhora do desempenho.

Após todas as apresentações, satisfeito, o maestro lançou um convite ao PEMSA: “Tenho um desafio para vocês! No dia 17 de novembro, vocês vão caprichar bastante, todo mundo vai trabalhar e vocês vão tocar esse pot-pourri que fizeram aqui, no Theatro Municipal de São Paulo”.

Thiago Leon
Thiago Leon


Com esse anúncio, a emoção tomou conta de todos os presentes e o maestro responsável pela Orquestra PEMSA, Altair de Oliveira Lobato expressou sua alegria com a surpresa: “O senhor nos deu o maior presente com esta oportunidade!”, agradeceu ele.

O maestro João Carlos Martins afirmou: “O que eu vi aqui hoje não é lindo, nem bonito, é fantástico. Eu não teria feito esse convite para a orquestra e o coral simplesmente para agradar. Vocês me proporcionaram emoção”, disse o maestro.

Thiago Leon
Thiago Leon


“Achei o Projeto PEMSA um exemplo para Aparecida, para o Vale, para o estado de São Paulo e para o Brasil. Eu me entusiasmo sabendo que esse projeto tem pessoas que o incentivam através de doações e a única coisa que eu posso dizer é o seguinte: continuem a fazer isso, porque vocês vão fazer com que cada vez mais esse grupo dê orgulho ao nosso país”, frisou.

Thiago Leon
Thiago Leon


Para o reitor do Santuário Nacional, padre Eduardo Catalfo, a visita confirma a preocupação do Santuário, que é fazer com que as crianças tenham novas oportunidades. “O maestro João Carlos Martins é um grande nome na música clássica do Brasil e a presença dele entre nós, no Projeto PEMSA, é de muita alegria. Nós nos sentimos lisonjeados, não só com a presença dele, mas com esse convite especial de fazer parte desse projeto maior. A obra social do Santuário se preocupa muito em incentivar e motivar as nossas crianças, fazendo com que elas, através da música, ganhem novos horizontes de vida”, explicou.

Thiago Leon
Thiago Leon


A Orquestra e o Coral PEMSA vão abrir a temporada oficial da Orquestra Bachiana Filarmônica SESI-SP, no Theatro Municipal de São Paulo, no dia 17 de novembro, às 12h. O Theatro é um dos mais importantes do Brasil e um dos cartões postais da cidade de São Paulo, sendo referência em grandes espetáculos com artistas consagrados.

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Marília Ribeiro, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.