Papa Francisco escolheu “Peregrinos da Esperança” como o tema do Jubileu de 2025, o que nos leva a refletir sobre a jornada de nossa fé, destacando a importância de viver e testemunhar a esperança cristã em um mundo cheio de desafios.
Para nos ajudar a vivenciar de forma ainda mais especial este ano que se inicia, o Jubileu nos apresenta sinais que são como ferramentas para nos ajudar nesta jornada de graça, reconciliação e renovação espiritual.
Porta Santa - A Porta Santa, aberta no dia 24 de dezembro, no Vaticano, marca o início do Jubileu e simboliza Cristo. Passar por ela representa entrar em uma nova vida em Cristo, um convite à conversão e renovação espiritual.
Peregrinação – A peregrinação é um ato de devoção e penitência, simbolizando a busca espiritual por Deus. Durante o Jubileu, os fiéis são incentivados a visitar lugares sagrados para demonstrar sua fé e buscar a graça divina.
Oração e Reconciliação - A oração e a reconciliação são centrais no Jubileu. Os fiéis devem intensificar suas orações e buscar reconciliação com Deus e os outros, refletindo sobre a vida, confessando pecados e recebendo perdão para renovar suas relações com Deus e a comunidade.
Liturgia - A liturgia é a oração pública da Igreja, considerada a meta e a fonte de sua força. No centro está a Eucaristia, onde Cristo se revela aos discípulos. Um rito do Ano Santo é a abertura da Porta Santa, simbolizando a peregrinação do Povo de Deus rumo ao Reino.
Profissão de fé - A profissão de fé é um sinal de reconhecimento do batizado, expressando as principais verdades da fé cristã. Existem várias profissões de fé, mas as mais reconhecidas são o credo batismal da Igreja de Roma e o credo niceno-constantinopolitano. Recitar o Credo com fé significa entrar em comunhão com Deus e com toda a Igreja.
Indulgência Plenária - Durante o Ano Jubilar, os fiéis podem obter a indulgência plenária, que é a remissão total da pena pelos pecados confessados. Para isso, devem confessar-se, comungar e rezar pelas intenções do Papa.

Se engana quem pensa que o Jubileu é para ser vivido somente em Roma; pelo contrário o Jubileu é um convite para fiéis católicos de todo o mundo reafirmarem sua fé, se reconciliarem com Deus e compreenderem a importância da conversão, da misericórdia, da esperança em nossa caminhada de fé e da renovação do espírito.
É desejo do Santo Padre que o Jubileu não seja celebrado apenas em Roma, mas também nas Igrejas locais e em cada diocese do mundo, por este motivo Igrejas espalhadas por todo o mundo foram proclamadas “Igrejas Jubilares”.
Em Aparecida o Santuário Nacional e a Basílica Histórica foram proclamadas Igrejas Jubilares, um convite para que os devotos intensifiquem a sua peregrinação em 2025 e vivenciem de forma prática o ano jubilar na Casa da Mãe.
Além disso, foram listados algumas atividades que fazem parte dos sinais do Jubileu no Santuário Nacional. Confira:
Missas diárias: O Santuário Nacional realiza cerca de 188 missas por mês.
Cada missa é uma renovação espiritual que une os fiéis a Cristo.
Confissões: No Santuário Nacional são atendidas 197 horas de confissões por mês. Os confessionários funcionam todos os dias, das 8h às 11h e das 14h às 16h.
Os confessionários abertos representam o sinal de Reconciliação, permitindo que romeiros e devotos vivam a experiência de misericórdia e perdão.
Batizados: Anualmente mais de 3 mil crianças são batizadas na Casa da Mãe.
O batismo é sinal de acolhida na Igreja e renovação da vida cristã. O Jubileu é um tempo para renovar as promessas batismais.
Peregrinações: Em 2024, romarias de todos os estados brasileiros trouxeram milhares de pessoas unidas pela fé até a Casa da Mãe. Para 2025, o calendário pastoral mostra que já há um total de 104 romarias programadas ao longo do ano.
Cada romaria ao Santuário simboliza o desejo de conversão e encontro com Deus e Nossa Senhora Aparecida.
Oração: Consagração a Nossa Senhora, Hora Mariana que é a oração do terço, Novena Perpétua, Procissão Eucarística e Procissão Mariana, são oportunidades que o devoto pode participar na Casa da Mãe e fortalecer sua fé.
Os momentos de fé e piedade popular no Santuário Nacional oferecem aos devotos a chance de oração e espiritualidade, sendo mais um dos sinais do jubileu.
Você, devoto de Nossa Senhora Aparecida, venha vivenciar o Ano Santo e encher seu coração de esperança aqui na Casa da Mãe.
Dia Mundial do Enfermo: "O primeiro passo da caridade é a justiça"
No Santuário Nacional, a Missa de 11 de fevereiro, memória de Nossa Senhora de Lourdes, destacou a sabedoria da cruz e a atitude samaritana diante dos doentes.
Centro de Eventos Pe. Vítor Coelho de Almeida celebra 14 anos
Centro de Eventos Pe. Vítor Coelho no Santuário de Aparecida faz 14 anos. Inaugurado em 2012 recebe grandes eventos, da CNBB a esportes, para até 9 mil pessoas.
Terço dos Homens: fé que cresce, missão que se espalha pelo Brasil
Em Aparecida, a 18ª Romaria do Terço dos Homens reuniu fiéis de todo o Brasil, reforçando a fé, a oração e o compromisso com a família e a missão.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.