Notícias

Principais momentos da vida de Jesus na nova exposição do Memorial da Devoção

Escrito por Santuário Nacional

25 ABR 2019 - 07H00 (Atualizada em 17 AGO 2022 - 15H01)

Wilson Silvaston


Comunicado

O Santuário Nacional de Aparecida informa a todos que, neste mês de agosto de 2022, foram alteradas as atividades do MEMORIAL DA DEVOÇÃO,

tendo encerradas as atividades do Museu de Cera e suspensas as atividades do Cine Padroeira, por tempo indeterminado.


A partir deste mês de abril, os devotos que visitarem o Memorial da Devoção Nossa Senhora Aparecida poderão conferir a nova exposição ‘A trajetória de Jesus de Nazaré sob o olhar de Wandecok Cavalcanti’.

Wilson Silvaston
Wilson Silvaston


A mostra é composta por 38 peças feitas em argila, compondo 17 cenas que apresentam importantes passagens bíblicas referentes à vida de Cristo. As obras são organizadas de forma cronológica, desde a Anunciação do Anjo a Maria até a Ascensão aos Céus, trazendo uma riqueza de detalhes, a começar pelas expressões.

As peças foram confeccionadas com terracota, em cinco tonalidades de argila (marfim, preta, creme, shiro e tabaco), utilizando diferentes pontos de queima da matéria prima. Com essa técnica, o artista consegue reproduzir de forma natural vários tons, diferenciando cabelos, peles e vestimentas, sem o uso de nenhum tipo de pigmento ou pintura.

“O barro, por hora, torna-se nobre aplicado ao requinte de detalhes fundamentais para o artista Wandecok Cavalcanti, que neste momento muito maduro, o fez extravasar e aflorar sua devoção nesse conjunto de obras, desenvolvido especialmente para narrar a trajetória de Jesus de Nazaré”, define o curador da mostra, Jorge Brandão.

Wandecok Cavalcanti

Natural de Caruaru, em Pernambuco, o artista sacro barroco é autodidata. Sua história com a argila começou em 1978, na cidade de Tracunhaém-PE, onde desenvolveu uma forma simples de produzir suas esculturas. Muitos museus, tanto do Brasil como do exterior, têm suas obras nos acervos.

Wandecok possui reconhecimento nacional dentro da área escultórica artística barroca, em cerâmica e em bronze, pinturas com temas primitivos do cotidiano popular, além de produzir obras que estão em galerias e coleções particulares.

Além de preparar suas peças para as exposições, o artista dedica-se também a ministrar cursos, palestras e workshops em todo o País. Atualmente, ministra workshops e cursos de escultura no Museu de Arte Sacra de São Paulo. E é o atual professor de escultura na Fundação Mokito Okada, na capital paulista.

Como visitar a exposição

A exposição ‘A trajetória de Jesus de Nazaré’ está montada próxima ao Cinemuseu, no Memorial da Devoção. Os devotos podem conferir essa mostra e todos os atrativos do Memorial com um ingresso único, que custa R$ 18,00.

O Memorial da Devoção abriga o Cine Padroeira, o Museu de Cera, com mais de 60 peças, o Cantinho dos Devotos Mirins e também uma loja de artigos religiosos.

O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, aos sábados, das 8h às 19h e aos domingos e feriados, das 7h às 18h.


Fonte: Memorial da Devoção Nossa Senhora Aparecida

2 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Santuário Nacional, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...