Por Santuário Nacional Em Notícias Atualizada em 16 MAR 2023 - 16H05

São José, inspirador das vocações cristãs

O esposo da Virgem Maria foi um vocacionado tendo sido chamado por Deus de maneira surpreendente para uma grande missão

Neste ano de 2023, a Igreja celebra, liturgicamente em 18 de março, a festa de São José, castíssimo esposo de Nossa Senhora e pai adotivo de Jesus Cristo.

Um perfeito modelo de justiça, nobreza e exemplo vivo das virtudes de viver em família.

Leia MaisFilme sobre São José continua em cartaz nos cinemas Dom Odilo Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo, falou a respeito de São José como inspiração para as vocações cristãs. 

"Antes de tudo, o próprio São José foi um ‘vocacionado’, tendo sido chamado por Deus de maneira surpreendente para uma grande missão. Não se deve confundir a vocação com certo desejo movido por vaidade ou ambição. José era um homem simples e justo e vivia do seu trabalho cotidiano. Quatro sonhos foram para José como quatro ordens divinas, que mostraram a vocação que deu sentido à sua vida: o sonho do casamento com Maria, da fuga para o Egito, da volta do Egito para a Judeia e o sonho da mudança de residência de Belém para Nazaré".

Qualidades do Santo para atender ao chamado de Deus

Os títulos que São José recebeu e suas diversas atitudes são suficientes para definir seu papel central na história da salvação: como pai adotivo de Jesus (Jo 6,41), carpinteiro (Mt 13,55), justo (Mt 1,19), homem cuja fé esteve em sintonia com a fé da Virgem Maria. José foi feliz porque acreditou no que Deus comunicou (Lc 1,45).

Proclamado padroeiro da Igreja Católica pelo Papa Pio IX (1870), padroeiro dos operários, pelo Papa Pio XII (1955); Guardião do Redentor, pelo Papa João Paulo II, padroeiro das famílias e da boa morte, pelo povo, patrono de tantas paróquias, capelas e instituições de caridade pelo mundo, São José se tornou inspirador de todas as vocações.

Shutterstock
Shutterstock


O missionário redentorista Padre Alberto Pasquoto, elencou algumas qualidades de São José para inspirar a vocação cristã dos devotos em viver a vontade de Deus:

check_box Ele sentiu-se amado por Deus, sentiu que Deus o amava dando a ele a grande responsabilidade de zelar pela Sagrada Família;

check_box Ele foi um pai e um esposo que deu segurança;

check_box Como pai e esposo, fez da sua vida serviço;

check_box Como pai, ele usou a sua autoridade legal sob a Sagrada Família, sendo um dom total;

check_box José foi um pai trabalhador, honesto, justo, ajustado à vontade do Pai do Céu;

check_box Transformou a sua vocação humana em um amor doméstico, um amor a família, um amor de doação, um amor para a alegria da família;

check_box Todas as capacidades do seu amor colocou a serviço de Jesus, Maria e da humanidade;

check_box São José foi um pai de ternura. Que ele nos ensine essa ternura também!


Oremos pedindo a intercessão de São José pelas vocações

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Santuário Nacional, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...