Maria Eduarda Cardoso - Santuário Nacional
Notícias

Romaria das Rotas da Devoção é celebrada no Santuário

Peregrinos que caminham até Aparecida por diversas estradas pediram a intercessão de Nossa Senhora para continuarem a andar com Jesus

Escrito por Alberto Andrade

16 MAR 2024 - 10H28 (Atualizada em 18 MAR 2024 - 08H48)

A Capital Mariana da Fé recebeu pela segunda vez a Romaria do projeto Rotas da Devoção na manhã deste sábado (16). A iniciativa oferece opções seguras para a peregrinação de devotos, a pé ou de bicicleta, até o Santuário Nacional. Sete caminhos compõem as Rotas da Devoção, com início nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Ao fim de cada trajeto, o CIT (Centro de Informações Turísticas e Religiosas) disponibiliza um certificado de conclusão da peregrinação.

Para se ter uma ideia da importância do projeto, o Santuário Nacional recebeu em 2023 mais de 30 mil peregrinos que caminharam pelas estradas até Aparecida!

O presidente da celebração das 9h no Altar Central foi o Padre Diego Antônio da Silva, C.Ss.R., prefeito de Igreja do Santuário Nacional, que fez uma saudação muito especial ao projeto.

“Hoje nós celebramos esta grande romaria na Casa da Mãe. Diversos peregrinos de muitas regiões aqui do Vale do Paraíba, do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, que são peregrinos, caminham pelas estradas até chegar ao Santuário Nacional. Hoje recebemos os Caminhos de Nossa Senhora, homenageados nessa romaria, sejam muito bem vindos! Saudamos carinhosamente todos vocês, presentes na Casa da Mãe Aparecida”.

Maria Eduarda Cardoso - Santuário Nacional
Maria Eduarda Cardoso - Santuário Nacional


Padre Diego também destaca que
sempre estamos a caminho, somos peregrinos, somos romeiros da eternidade.

Nosso ponto de chegada é o Céu! Por isso que nesta vida, todos nós estamos a caminho. O Rotas da Devoção quer nos ensinar que o Santuário Nacional é um lugar de caminhada, de peregrinação. Neste ano, o Papa nos convida a pensar que também nós somos peregrinos da esperança! Estamos a caminho! Não estamos prontos, acabados, mas estamos a caminho.

E neste sentido, a esperança descortina para nós o nosso ponto de chegada que é o Céu! A Quaresma é o tempo favorável, estamos a caminho também. Nesses 40 dias, fazemos a memória dos 40 anos que o povo de Deus atravessando o deserto rumo a Terra Prometida. O ponto de chegada sempre será o coração de Deus!”.

Presente na romaria, Juliana Neves, líder de setor do Centro de Informações Turísticas (CIT) disse ao A12 da alegria do projeto ter uma Romaria no Santuário.

A Romaria Rotas da Devoção traz como importância colocar no altar do Santuário Nacional os Caminhos responsáveis por inúmeras peregrinações que ocorrem ao longo do ano. A Imagem Peregrina que vai de encontro aos Caminhos das Rotas fortalece o propósito pastoral e oracional dos peregrinos em seu percurso até a Casa da Mãe”.

Juliana também falou que cada história de superação e fé dos romeiros é a ação de Deus para que o trabalho continue.

“Os testemunhos de fé diários presenciados pelos atendentes do Centro de Informações Turísticas fortalecem nosso propósito em acolher é proporcionar experiências de fé e espiritualidade. O sorriso em meio ao cansaço da conclusão da peregrinação ao receber os parabéns juntamente com o certificado de conclusão é nossa maior recompensa!”.

Maria Eduarda Cardoso - Santuário Nacional
Maria Eduarda Cardoso - Santuário Nacional


O Presidente da Associação do Caminho da Fé, Jayme Alves Filho, falou ao A12 da emoção em celebrar a Romaria, agradecendo a Nossa Senhora pelo trabalho realizado nas peregrinações.

“É um prazer muito grande poder participar pela segunda vez da Romaria das Rotas de Devoção, que é uma rota muito importante, que vem sempre inspirando muitas pessoas a estarem fazendo, que estarem sempre participando, e a gente vê muito o propósito de cada pessoal, a gente vai encontrando os relatos, os depoimentos. O próprio esforço, a superação. Então, acho que para a gente é importante poder estar participando e incentivando também, cada vez mais, as rotas, dando essa estrutura, dando todo o suporte, sempre tentando melhorar as condições da rota para o peregrino, como os pontos de apoio, a sinalização, é uma alegria muito grande!”

Jayme ressalta a satisfação em ver os testemunhos de cada peregrino ao realizar o trajeto, sempre como uma forma de agradecimento a Deus pela intercessão de Maria.

O reconhecimento é uma coisa que acaba sendo muito pessoal de cada um, né? Então, eu acho que quando você consegue finalizar, você faz uma consagração do caminho que você vem se planejando, né? As pessoas fazem o caminho uma vez, e todo ano querem voltar. Então acho que tudo isso aí vai virando um ciclo bacana, espiritual e de autoconhecimento.

Isso vai gerando nas pessoas e cada vez, dentro de cada um, vai amadurecendo mais e entendendo que realmente a importância da gente também está olhando para isso, como essa parte da estrutura do Caminho, que é um ciclo que cada ano aumenta, cada vez vai tendo mais gente”.

Ao fim da celebração, a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida foi entregue do projeto Caminhos da Fé para o projeto Caminhos de Nossa Senhora, e a imagem da Mãe irá percorrer os sete grupos que fazem parte do Rotas da Devoção.

Confira as fotos:


Reveja a Santa Missa das 9h no Altar Central


2 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Alberto Andrade, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...