Em comunhão com a Mãe das Dores, esperamos a Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo com o coração esperançoso. Maria é modelo de perseverança, Ela soube sofrer e amar, depositando sua confiança nos planos do Pai. Leia MaisOração do Sábado Santo
Neste Sábado Santo, 30 de março, o Santuário Nacional se uniu para meditar as dores de Maria, a celebração foi presidida pelo Pe. Diego Antônio da Silva, C.Ss.R., prefeito de Igreja do Santuário.
Confira e medite as Sete Dores de Maria:
1º Dor: Profecia de Simeão
“Este menino vai causar a queda e a elevação de muitos em Israel; ele será um sinal de contradição; a ti própria, uma espada te traspassará a alma, para que se revelem os pensamentos de muitos corações” (Lc 2,34b-35).
A ‘espada’ que transpassou o coração de Maria, além da morte e sofrimento de Jesus, foi a dor ao ver seu Filho ser rejeitado e com Ele a Salvação.
2º Dor: A fuga para o Egito
“Um anjo do Senhor apareceu em sonho a José e lhe disse: ‘Levanta-te, toma o menino e a mãe dele e foge para o Egito! Fica lá até eu te avisar, porque Herodes vai procurar o menino para matá-lo’” (Mt 2,13)
Maria e José saíram às pressas para proteger o Filho que podia ser morto. Com seu coração puro e materno, Maria cuida de Seu Filho, obediente à voz de Deus.
3º Dor: Maria Procura Jesus em Jerusalém
“Ao regressarem de Jerusalém para casa, Maria e José, pensando que Jesus estivesse na comitiva, fizeram o percurso de um dia inteiro. Depois o procuraram entre os parentes e conhecidos, e, não o encontrando, voltaram a Jerusalém à sua procura” (Lc 2,44–45).
Maria perde Jesus de vista e sente alívio ao reencontrá-lo e acolhê-Lo novamente. Quantas vezes nós expulsamos Jesus das nossas vidas, com as nossas faltas e pecados?
4º Dor: Maria encontra Seu Filho Jesus no Caminho do Calvário
“(No caminho do Calvário), seguia Jesus grande multidão de povo e de mulheres, que batiam no peito e o lamentavam” (Lc 23,27).
Maria sofreu com Seu Filho o Caminho do Calvário, em um só coração sofreu as dores Dele, mas também pela nossa rejeição à vida eterna.
1/7
5ª Dor: Maria ao pé da cruz de Jesus
“Junto à cruz de Jesus estavam de pé sua Mãe, a irmã de sua Mãe, Maria, mulher de Cléofas, e Maria Madalena. Jesus, vendo sua Mãe e, perto dela, o discípulo que ele amava, disse à Mãe: ‘Mulher, eis aí teu filho!’” (Jo 19,25-26)
A vocação de Maria na terra e nos céus é ser a Mãe do Salvador e de todos nós. Mesmo com o coração despedaço de dor, Ela se mantém ao lado Dele, pois nada abala seu amor pelo Filho e por nós.
6ª Dor: Maria recebe Jesus descido da cruz
“(José de Arimateia) foi ter com Pilatos e pediu o corpo de Jesus. 'Descendo-o da cruz, envolveu-o num lençol'” (Lc 23,52-53a)
A Mãe recebe em seus braços o corpo de Seu Filho, Maria permanece em silêncio mesmo diante da dura dor de ver Jesus maltratado e sem vida, pois tem o coração forte e fiel a Deus.
7ª Dor: Maria deposita Jesus no Sepulcro
“No lugar em que ele foi crucificado havia um jardim e, no jardim, um sepulcro novo, no qual ninguém ainda tinha sido depositado. Foi ali que colocaram Jesus” (Jo 19,41-42).
Jesus inaugura um caminho inteiramente novo, a partir de Sua Morte. “O 'sepulcro novo' de Jesus é novo, porque logo será estourado a partir de dentro por Ele mesmo. E estourando Seu próprio 'sepulcro novo', estoura igualmente os sepulcros de todos nós, seus seguidores. Vai estourá-los, destruí-los por Sua ressurreição.”
Saiba como acompanhar a Novena de Natal do Santuário Nacional
Novena de Natal 2024 do Santuário Nacional tem início nesta terça-feira (10), com celebrações e transmissões ao vivo.
Temas da Novena de Natal refletem a esperança
Em 9 dias de preparação do Natal no Santuário Nacional, somos convidados a estar na expectativa da chegada do Ano Jubilar da Esperança.
Advento: "O coração deve ser o melhor presépio para Jesus"
No Santuário Nacional, primeiro domingo do Advento foi marcado por reflexões sobre esperança, justiça e vigilância.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.