Notícias

Santuário celebra memória dos Santos Marta, Maria e Lázaro

Homilia de Dom Mário Antonio destacou oração, vivência da Palavra de Deus, Eucaristia e caridade como caminhos para a amizade com Jesus, a exemplo dos santos

Linkedin

Escrito por Luciana Gianesini

29 JUL 2026 - 12H46 (Atualizada em 29 JUL 2026 - 13H21)

Reprodução/ YouTube Santuário Nacional

O Santuário Nacional celebrou, na manhã desta quarta-feira (29), a memória de Santa Marta, Santa Maria de Betânia e São Lázaro. A Missa das 9h, no Altar Central, foi presidida por Dom Mário Antonio da Silva, arcebispo de Aparecida, e acompanhada por romeiros presentes na Casa da Mãe e pelos devotos que rezaram por meio da Rede Aparecida de Comunicação.

Os três irmãos viviam em Betânia e mantinham uma relação próxima com Jesus. Ao acolhê-lo em casa, tornaram-se exemplos de serviço, escuta da Palavra, confiança e amizade com o Senhor.

No início da homilia, Dom Mário retomou a afirmação da Primeira Carta de São João: “Deus é amor”. O arcebispo explicou que essa verdade, embora expressa em poucas palavras, exige uma resposta concreta na vida de quem crê.

“Ele nos ama com paciência, com bondade, com ternura, na sua justiça e na sua misericórdia”, afirmou.

O amor precisa tornar-se atitude

Segundo Dom Mário, reconhecer o amor de Deus também compromete o cristão com a vida fraterna. Essa resposta deve aparecer na maneira como as pessoas convivem na família, na comunidade, no trabalho e na sociedade.

Amor não é sentimento e emoção. É evidente que quem ama tem sentimentos e emoções, mas o amor verdadeiro é comportamento, é atitude, é decisão da vontade”, explicou.

Jesus é o principal exemplo desse amor, vivido até as últimas consequências. O arcebispo também recordou a presença de Nossa Senhora e o testemunho dos santos, que nos ajudam a reconhecer como o amor de Deus pode ser vivido no dia a dia.

Uma amizade que transforma

Ao falar sobre Marta, Maria e Lázaro, Dom Mário destacou que os três não eram apenas conhecidos de Jesus. Eles abriram a casa e a vida para recebê-lo. “Três irmãos, uma família, os três amigos de Jesus”, resumiu.

O arcebispo alertou que a amizade com Cristo não deve permanecer em uma relação superficial.

“Ser amigo e amiga de Jesus não é coleguismo, mas é disposição para transformar a sua vida e avançar num caminho de santidade”, afirmou.

Ele indicou quatro meios para fortalecer essa amizade: “Pela oração, pela vivência da Palavra de Deus, pela Eucaristia e pela caridade”.

A dor e a fé diante da morte

O Evangelho de hoje apresenta o encontro de Marta com Jesus depois da morte de Lázaro. Ao saber da chegada do Senhor, ela saiu ao seu encontro e disse: “Senhor, se tivesses estado aqui, meu irmão não teria morrido”.

Para Dom Mário, a reação de Marta expressa a dor de tantas pessoas que rezam pela recuperação de alguém doente e precisam enfrentar a perda de uma pessoa querida.

“A história de Marta, Maria e Lázaro é a história de nossas famílias”, afirmou.

Marta, porém, não permaneceu apenas na queixa. Mesmo sofrendo, ela renovou sua confiança: “Mas, Senhor, mesmo assim eu sei que o que pedires a Deus, ele te concederá”.

O arcebispo explicou que a fé e o amor de Deus não eliminam as dificuldades, as angústias ou a tristeza. Eles oferecem força para enfrentar esses momentos com confiança, pois Deus não abandona seus filhos.

Diante da dor de Marta, Jesus afirmou: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, mesmo que morra, viverá”.

“Jesus nunca negou a morte e sempre afirmou a ressurreição diante da realidade da morte”, destacou Dom Mário.

O arcebispo explicou que Lázaro voltou à vida terrena, mas depois morreu novamente. A ressurreição anunciada por Cristo é diferente: significa atravessar a morte e entrar na vida definitiva junto de Deus. Por isso, a morte não representa o destino final de quem crê em Jesus.

“Nós, com fé e confiança, não caminhamos só para a morte, mas, sobretudo, para a ressurreição”, afirmou.

Ao concluir, Dom Mário manifestou solidariedade às famílias que perderam pessoas queridas. Ele pediu que a oração, a proximidade fraterna, a graça de Deus e a certeza da ressurreição ofereçam consolo e força para que possam continuar o caminho.

Reveja!


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Luciana Gianesini, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...

Enviar por e-mail