Por Santuário Nacional Em Notícias

Santuário inaugura baldaquino da grande obra da Cúpula Central nesta quarta

Depois de cinco anos, a obra da Cúpula Central do Santuário Nacional de Aparecida entra na reta final com a inauguração da obra de revestimento do baldaquino nesta quarta-feira, dia 1º de março, data que a Igreja inicia a Campanha da Fraternidade.

A inauguração do baldaquino é primeiro grande ato que antecece a entrega da construção da Cúpula Central, que ocorre apenas em outubro, no encerramento do Jubileu dos 300 anos. 

Por Cúpula Central entende-se as obras da abóbada e do baldaquino, que são os quatro pilares que sustentam a estrutura. 

Obra do baldaquino finalizada (Foto Thiago Leon)

Foto: Thiago Leon

A solenidade de inauguração do baldaquino será realizada com missa às 9h, presidida pelo arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, e pelos Missionários Redentoristas responsáveis pela administração do Santuário, além dos representantes da Lótus Engenharia, entre outros.

O projeto da obra da Cúpula é de autoria do artista plástico Cláudio Pastro (+2016). Estão vinculados a esse projeto, a Orsoni Esmaltes Venezianos, em Veneza, na Itália, que produziu a matéria prima para o mosaico e a Fruil Mosaic, um ateliê italiano gerido pela família de William Bertoja; família de raiz profundamente católica.

No baldaquino, Cláudio Pastro quis representar a rica biodiversidade brasileira e evidenciar a grande Criação que se manifesta para adorar o Senhor no Altar da Consagração.

O conceito artístico do Baldaquino, está em sintonia com a temática da Campanha da Fraternidade neste ano: "Biomas Brasileiros e defesa da vida" e lema "Cultivar e guardar a criação".

Saiba mais detalhes sobre a obra da Cúpula Central do Santuário Nacional.

História - A obra de montagem da Cúpula Central do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida foi a mais complexa, pois exigiu uma engenharia especial. A montagem da estrutura em concreto foi iniciada em 1965 e finalizada em 1970.

Foto de: Luciana Mendes.

foto_7_baldaquino_e_altar_central_luciana_mendes

Baldaquino sem os mosaicos. 

Em 2012, a Campanha dos Devotos iniciou um importante desafio: o revestimento em mosaico da parte interna da grande Cúpula, que desde o início contou com o comprometimento dos devotos . 

A Cúpula Central vai ser inaugurada durante a Festa da Padroeira deste ano, no dia 11 de outubro.  

6 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Santuário Nacional, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...