Neste fim de semana, dias 24 e 25, o Santuário Nacional acolhe a Pastoral dos Brasileiros no Exterior (PBE), por ocasião da 38ª Semana do Migrante. Leia MaisFinal de semana com Romaria da Família dos Devotos no Santuário
Neste sábado (24) a Missa das 9h foi presidida pelo Missionário Redentorista e Prefeito de Igreja do Santuário Nacional, Pe. Diego Antônio da Silva e a de amanhã (25), às 12h será presidida pelo bispo auxiliar de Porto Alegre (RS) e referencial da Pastoral dos Brasileiros no Exterior, Dom Adilson Pedro Busin.
Dom Adilson assume a Diocese de Tubarão (SC) no próximo dia 2 de julho e há pouco tempo esteve em missão na Alemanha, Bélgica, Irlanda e Inglaterra para visitar comunidades de brasileiros que estão nesses países.
Em entrevista ao A12, o Bispo expressou o sentimento em vir até à Casa da Mãe.
“Como romeiro é uma graça ter marcado estas Missas há quase um ano... Estou com esse sentimento de gratidão. Esta minha visita é também para presidir essas celebrações na qual a intenção é justamente os brasileiros e migrantes fora do Brasil”, afirmou Dom Adilson.
O Bispo comentou ainda sobre a importância dos brasileiros que vão para fora do Brasil, principalmente os missionários e missionárias, para a evangelização.
“Os missionários são tão importantes! Em Londres, por exemplo, as irmãs foram muito elogiadas, pois elas podem escutar as mulheres nos seus traumas, dramas e histórias de sofrimentos. A presença feminina é tão importante, sobretudo, no exílio, na migração longe de casa, da cultura, essa presença do feminino é apreciada pelas igrejas”
Dom Adilson disse também que as comunidades brasileiras no exterior são bem vistas pelos Bispos e que essa impressão teve principalmente na Irlanda. “Na Irlanda encontrei com o embaixador e [as comunidades] são bem valorizadas e apreciadas, inclusive, recebendo mérito da embaixada pelos serviços que prestam”.
Sobre a missionariedade gerada a partir da presença dos leigos, o Bispo explicou que os migrantes católicos revigoram e revitalizam as igrejas locais.
“Recordo o fato da igreja em Londres que ia fechar e não queriam que os brasileiros fossem lá, porque a igreja era deles, e hoje, graças aos brasileiros, a comunidade um pouco mais anciã também tem a Missa e o Padre pode rezar com eles [...] Muito jovens são verdadeiros exemplos de missionariedade pelos seus trabalhos evidentes, levam também a fé e formam comunidades e dão vigor novo à Igreja local”, relatou.
Saiba mais aqui sobre o tema Migrações
1/3
Ilustrações e seus significados: o livreto da Novena e Festa da Padroeira
Na expectativa para a Novena e Festa da Padroeira 2025, o livreto da edição deste ano já está disponível para os devotos se prepararem para este grande momento de fé junto de Maria.
Missa homenageia Dia de São Camilo de Léllis
Neste 14 de julho, em que se celebra o Dia de São Camilo de Lellis, o Santuário Nacional recebeu a Romaria da Província Camiliana Brasileira para uma celebração.
Dom Orlando envia Família dos Devotos: “Cuide do outro, por amor de Deus”
Ao celebrar os 26 anos da Família dos Devotos, Dom Orlando chamou os fiéis a serem bons samaritanos, descerem do pedestal e cuidarem dos caídos por amor de Deus.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.