Na noite desta quarta-feira (31), último dia do ano de 2025, às 20h, o Santuário Nacional de Aparecida acolheu os fiéis para a Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus.
Presidida pelo Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, e concelebrada pelos missionários redentoristas Pe. Eduardo Catalfo, C.Ss.R., reitor do Santuário Nacional, Pe. Fábio Evaristo, C.Ss.R. e Pe. Adam Rapala, C.Ss.R., administradores-ecônomos do Santuário Nacional, Pe. Guilherme Dias Viana, C.Ss.R., cerimoniário, e demais concelebrantes, a celebração no Altar Central encerrou o ano com o convite para que, com a ajuda de Maria, os cristãos vivam o tempo da paz e da filiação divina no ano que se aproxima.
Sob condução do missionário redentorista Irmão Alan Patrick Zucheratto, C.Ss.R., Diretor de Arte e Pastoral da TV Aparecida, a celebração teve início com a entronização da imagem de Nossa Senhora Aparecida.
Conduzida pela Nave Norte em um andor, a imagem foi carregada por quatro guardiões e acompanhada por sete mulheres com vestes brancas — seis levando lenços e uma carregando a bandeira branca, símbolo de paz, que foi posicionada no altar. O momento foi acompanhado pelo canto da música “Utopia”.
Homilia: Gratidão e Paz Desarmada
As leituras da noite destacaram a bênção e a acolhida. A primeira leitura, do Livro dos Números, proclamou a bênção de Aarão: “O Senhor te abençoe e te guarde”.
No Evangelho (Lc 2,16-21), recordou-se a visita dos pastores ao recém-nascido na manjedoura e a atitude de Maria, que “guardava e meditava todos os fatos em seu coração”.
Na sua reflexão, Dom Orlando convidou os fiéis a olharem para o “entardecer de 2025” com gratidão pelo dom da vida, lembrando que cada batida do coração e cada respiração são presentes do Criador. Alertou ainda para a importância do perdão, destacando que muitas vezes o “pecado da omissão” é o que mais pesa na caminhada cristã.
Para o “amanhecer de 2026”, a homilia enfatizou que Deus deseja abençoar seu povo desde o primeiro minuto do novo ano. Recordando o Evangelho, o arcebispo destacou que os pastores encontraram Maria antes de anunciarem o Menino, o que convida a todos a começarem o ano no colo da Mãe. Foram dirigidas preces a Nossa Senhora Aparecida para que Ela cure as feridas, aconselhe e corrija os erros de seus filhos.
.:: Papa pede “paz desarmada” em mensagem para o Dia Mundial da Paz
Por fim, em sintonia com o Dia Mundial da Paz, o celebrante rogou por uma “paz desarmada e desarmante”, como destacou o Papa Leão XIV em sua mensagem. Dom Orlando enfatizou que as verdadeiras armas do cristão são o diálogo, o perdão e a justiça, e que é necessário “desarmar o espírito e a memória” para evitar que a violência nasça no coração. “Os pacíficos serão chamados filhos e filhas de Deus”, concluiu, desejando um feliz Ano Novo.
Após a comunhão, a assembleia acompanhou o hino Te Deum, manifestando gratidão e fé pelos dias vividos e pelo ano que se inicia. Em seguida, os fiéis rezaram a Consagração a Nossa Senhora Aparecida.
A missa terminou com a Bênção Solene para o Novo Ano, pedindo que Deus guarde a todos na esperança e na caridade.
Veja as fotos!
1/10










.:: Te Deum: Oração de Ação de Graças pelo ano que se encerra
Sabe por que o Receptivo Equestre fecha de setembro a março?
O Santuário Nacional possui um Receptivo Equestre com estrutura segura e normas para garantir o bem-estar dos animais.
Missa marca o encerramento do Ano Santo no Santuário Nacional
A Igreja Católica viveu o Ano Santo com fraternidade e esperança, neste domingo, encerramos o ano Jubilar, sem deixar de ser Peregrinos da Esperança.
“Vieste pelo caminho da humildade”, diz Dom Orlando ao Menino Jesus
Missa da Vigília de Natal no Santuário de Aparecida pede que acolhamos Jesus, Deus da vida, que se fez menino quando pode ser rei.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.