Venha viver o Natal no Santuário

Conferir programação
Notícias

Santuário Nacional celebra a Solenidade de Maria, Mãe de Deus

Missa no Altar Central marcou a passagem de ano e a oração pela paz

Escrito por Luciana Gianesini

31 DEZ 2025 - 19H36 (Atualizada em 31 DEZ 2025 - 21H20)

Andreza Galvão/ A12

Na noite desta quarta-feira (31), último dia do ano de 2025, às 20h, o Santuário Nacional de Aparecida acolheu os fiéis para a Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus.

Presidida pelo Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, e concelebrada pelos missionários redentoristas Pe. Eduardo Catalfo, C.Ss.R., reitor do Santuário Nacional, Pe. Fábio Evaristo, C.Ss.R. e Pe. Adam Rapala, C.Ss.R., administradores-ecônomos do Santuário Nacional, Pe. Guilherme Dias Viana, C.Ss.R., cerimoniário, e demais concelebrantes, a celebração no Altar Central encerrou o ano com o convite para que, com a ajuda de Maria, os cristãos vivam o tempo da paz e da filiação divina no ano que se aproxima.

Sob condução do missionário redentorista Irmão Alan Patrick Zucheratto, C.Ss.R., Diretor de Arte e Pastoral da TV Aparecida, a celebração teve início com a entronização da imagem de Nossa Senhora Aparecida.

Conduzida pela Nave Norte em um andor, a imagem foi carregada por quatro guardiões e acompanhada por sete mulheres com vestes brancas — seis levando lenços e uma carregando a bandeira branca, símbolo de paz, que foi posicionada no altar. O momento foi acompanhado pelo canto da música “Utopia”.

Andreza Galvão/ A12 Andreza Galvão/ A12

Homilia: Gratidão e Paz Desarmada

As leituras da noite destacaram a bênção e a acolhida. A primeira leitura, do Livro dos Números, proclamou a bênção de Aarão: “O Senhor te abençoe e te guarde”.

No Evangelho (Lc 2,16-21), recordou-se a visita dos pastores ao recém-nascido na manjedoura e a atitude de Maria, que “guardava e meditava todos os fatos em seu coração”.

Na sua reflexão, Dom Orlando convidou os fiéis a olharem para o “entardecer de 2025” com gratidão pelo dom da vida, lembrando que cada batida do coração e cada respiração são presentes do Criador. Alertou ainda para a importância do perdão, destacando que muitas vezes o “pecado da omissão” é o que mais pesa na caminhada cristã.

Para o “amanhecer de 2026”, a homilia enfatizou que Deus deseja abençoar seu povo desde o primeiro minuto do novo ano. Recordando o Evangelho, o arcebispo destacou que os pastores encontraram Maria antes de anunciarem o Menino, o que convida a todos a começarem o ano no colo da Mãe. Foram dirigidas preces a Nossa Senhora Aparecida para que Ela cure as feridas, aconselhe e corrija os erros de seus filhos.

Andreza Galvão/ A12 Andreza Galvão/ A12


.:: Papa pede “paz desarmada” em mensagem para o Dia Mundial da Paz

Por fim, em sintonia com o Dia Mundial da Paz, o celebrante rogou por uma “paz desarmada e desarmante”, como destacou o Papa Leão XIV em sua mensagem. Dom Orlando enfatizou que as verdadeiras armas do cristão são o diálogo, o perdão e a justiça, e que é necessário “desarmar o espírito e a memória” para evitar que a violência nasça no coração. “Os pacíficos serão chamados filhos e filhas de Deus”, concluiu, desejando um feliz Ano Novo.

Ação de Graças e Envio

Após a comunhão, a assembleia acompanhou o hino Te Deum, manifestando gratidão e fé pelos dias vividos e pelo ano que se inicia. Em seguida, os fiéis rezaram a Consagração a Nossa Senhora Aparecida.

A missa terminou com a Bênção Solene para o Novo Ano, pedindo que Deus guarde a todos na esperança e na caridade.

Veja as fotos!


.:: Te Deum: Oração de Ação de Graças pelo ano que se encerra

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Luciana Gianesini, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...