“Feliz Pentecostes!” foi a saudação repetida por fiéis e pelo arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, durante a Missa das 8h deste domingo (8), no Santuário Nacional. A celebração marcou a Solenidade de Pentecostes, que recorda a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos, cinquenta dias após a Páscoa.
Logo no início da celebração, foram acolhidos os devotos presentes no Santuário e os que acompanhavam pelos meios de comunicação da Rede Aparecida, pelo prefeito de Igreja do Santuário Nacional, o missionário redentorista Pe. Jorge Américo, C.Ss.R.
Dom Orlando Brandes convidou os fiéis a pedirem os sete dons do Espírito Santo, para que possam “ver, crer e amar”, e deu início à Missa invocando a Trindade.
Na homilia, Dom Orlando refletiu sobre os sinais presentes no relato dos Atos dos Apóstolos. Ele afirmou que o barulho do Espírito nos tira da acomodação e provoca uma Igreja mais vibrante e missionária. “Esse fogo é o amor inflamado de Deus por nós e a luz que ilumina nossos caminhos e decisões”, disse.
1/15















O arcebispo destacou que o Espírito atua em todas as nações, culturas e religiões, renovando o mundo com a linguagem do amor. Ele também alertou para o mau uso da palavra: “Espírito Santo, venha sobre nossa voz, para nossa linguagem ser de amor, consolação e bom conselho”.
Comentando a carta de São Paulo, Dom Orlando ressaltou que somente com a ajuda do Espírito podemos reconhecer que Jesus é o Senhor. E alertou: “Se Jesus é o Senhor da nossa vida, então o senhor não é o meu ego inflado, não é o dinheiro, nem o egoísmo. O Senhor é Ele”.
Sobre os dons espirituais, recordou que são concedidos não para vaidade pessoal, mas para o bem comum: “Como numa orquestra ou coral, vozes e instrumentos diferentes se unem em harmonia”.
Ao final da homilia, meditou sobre o chamado a receber o Espírito com o coração aberto, superando as resistências à fé, à Igreja e à missão. Disse que o Espírito Santo também age fora dos limites visíveis da Igreja e que sua presença é reconhecível nos frutos que produz.
Concluiu com uma súplica:
“Espírito Santo, levantai os caídos. Espírito Santo, curai os feridos. Espírito Santo, consolai os angustiados. Espírito Santo, alegrai os tristes. Espírito Santo, buscai os afastados. Espírito Santo, iluminai os incrédulos. Amém.”
Dom Orlando Brandes
Reveja a celebração:
Saiba o que há na programação da 18ª Romaria do Terço dos Homens
A 18ª Romaria do Terço dos Homens reunirá fiéis no Santuário Nacional em 2026, com vigília, oração ao longo de três dias de fé e devoção a Nossa Senhora
O que leva os jovens a participarem do Terço dos Homens?
O Terço dos Homens acolhe jovens e fortalece a fé por meio da oração, da fraternidade e do encontro com Cristo, promovendo transformação e os valores cristãos.
Fiéis celebram o 1º Domingo do Advento na Casa da Mãe Aparecida
No 1º Domingo do Advento, fiéis em Aparecida foram chamados à vigilância e esperança na vinda gloriosa de Cristo. Leia mais!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.