Notícias

Detalhes artísticos da Capela de São José no Santuário de Aparecida

Escrito por Marília Ribeiro

19 MAR 2020 - 09H00 (Atualizada em 21 MAR 2024 - 08H45)

O Santuário Nacional de Aparecida possui uma capela próxima ao Altar Central dedicada a São José, o guardião da Sagrada Família, esposo castíssimo de Nossa Senhora e pai adotivo do Menino Deus. 

Aproveite para conhecer a riqueza dos detalhes artísticos desta Capela localizada no interior da Basílica da Mãe Aparecida.

Um significado especial, desde o piso até a cúpula. 😍

Piso

O piso da Capela possui desenhos de lírios que se abrem, simbolizando a pureza e a sabedoria.

Entrada da Capela

Thiago Leon
 Thiago Leon


Uma grade em ferro batido representa a entrada do jardim, com lírios em ouro e a frase “Dominus Domum Joseph Concredidit” (O Senhor confiou a José a Sua casa).

Painéis no interior da Capela 

Thiago Leon
Thiago Leon

Estrelas de Davi, pintadas no corredor central e na parte superior do painel principal, recordam que São José é descendente do Rei Davi.

Um painel de azulejos representa a passagem bíblica na qual São José é avisado pelo anjo, de que Nossa Senhora concebeu por obra do Espírito Santo.

Na parte inferior, água e tamareiras indicam o oásis. São José tem um bastão que floresce, a raiz de Jessé renasce, e uma palmeira de tâmaras faz menção ao salmo: “O justo é como uma árvore plantada à beira das águas: dá fruto a seu tempo e sua folhagem não murcha. Tudo o quanto fizer será bem sucedido” (Sl 1, 3).

Cúpula da Capela São José

Thiago Leon
Thiago Leon

Pássaros recordam a oferta dos pobres no templo. A Sagrada Família e a Apresentação do Menino Jesus no templo são representadas por dois relevos.

Ornamentada em tons de ouro, a cúpula da Capela representa a luz, Cristo Luz, Pentecostes e a plenitude Pascal. A base da cúpula forma um jardim de flores-de-lis, simbolizando a glória de Salomão e a Glória de Deus entre nós.

::Clique aqui para fazer um passeio virtual pela Capela São José

Leia também:

► A pessoa de São José


Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Marília Ribeiro, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...