No último domingo (02) a Igreja deu início a Semana Santa com o Domingo de Ramos. Nesse sentido, passamos a refletir na liturgia destes dias os passos da Paixão de Nosso Senhor. Leia MaisAs imagens da Semana Maior na Casa da Mãe Domingo de Ramos no Santuário exalta a humildade de Cristo
Hoje (03), Segunda-feira Santa, a Santa Missa das 9h no Altar Central do Santuário Nacional foi animada pelo Padre Henrique Maciel, C.Ss.R. e presidida pelo Padre Domingos Sávio, C.Ss.R.
Em sua homilia, o padre Domingos explicou que a morte de Jesus não é o fim. Ele veio para entregar a sua vida por nós, mas com a ressureição no terceiro dia, abre o caminho da vida eterna para todos.
“O Evangelho [João 12,1-11] começa dizendo para nós exatamente sobre a Páscoa de Jesus, toda a vida de Jesus que vai crescendo até chegar a sua plenitude, na Paixão e na morte, mas tudo isso coroado pela Ressureição que o Pai realiza em favor de Seu Filho tão fiel”, disse.
De acordo com o padre, São João narra que estamos a seis dias da Páscoa e o porquê disso está ligado àquilo que ele busca mostrar para nós, se recordarmos a descrição da criação do ser humano em Gênesis 1.
“Com a paixão, morte e ressureição de Jesus é que, de fato, o Pai vê o Seu plano criador, para nós seres humanos, ser inteiramente realizado. Claro que o Pai nos cria neste mundo, mas quer nos ver realizados participando da morte e ressureição para que um dia estejamos com ele nos céus”, afirmou.
Padre Domingos recordou que ontem (02) tínhamos os ramos nas mãos, demonstrando a nossa necessidade em seguir Jesus cada vez mais. Com isso, Deus através de Sua Palavra, no Evangelho, vem nos dizer que é possível segui-Lo até as últimas consequências.
Jesus retorna a Betânia, local descrito como a casa de Lázaro, Marta e Maria, considerados grandes amigos de Jesus, “símbolo dos seguidores e seguidoras”.
Por isso, o Padre convidou a observarmos as atitudes daqueles três irmãos:
1. Marta – aquela que serve Jesus
2. Lázaro – senta-se à mesa com Jesus – “Na bíblia isso significa partilhar a vida. Um só coração e uma só alma com Jesus”.
3. Maria – com o perfume unge os pés de Jesus e enxuga os pés Dele com os seus próprios cabelos – “O perfume é símbolo do amor, ela mostrou todo o amor que tinha por Jesus”.
“Aqueles três irmãos estavam entrando para valer na dinâmica da missão, da proposta de vida que Jesus veio trazer para todos nós. Diz o texto que o perfume encheu a casa inteira, não seria quem sabe a descrição daquilo que seria os céus? O céu é uma casa plena de perfume”, ressaltou Padre Domingos.
Santuário de Aparecida acolhe as Relíquias de Santa Teresinha
Devotos se emocionam com a presença das Relíquias de Santa Teresinha no Santuário Nacional
Santuário Nacional celebra 6 décadas de Campanha da Fraternidade
A homilia destacou a necessidade de conversão do coração e ação prática para construir uma sociedade mais justa e fraterna, seguindo o exemplo de Jesus.
37ª Romaria dos Trabalhadores e 30º Grito dos Excluídos destacam justiça social
A 37ª Romaria das Trabalhadoras e Trabalhadores e o 30º Grito dos Excluídos e Excluídas marcaram o sábado de feriado em Aparecida com a participação de movimentos sociais, que pediram mais justiça e inclusão no Brasil.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.