Notícias

“Transmitamos a fé, o melhor presente que daremos à nossa Mãe Maria”, diz Dom Orlando

Escrito por Santuário Nacional

14 MAI 2023 - 10H10 (Atualizada em 15 MAI 2023 - 08H55)

Portal A12

Leia MaisCelebração no Santuário marca o lançamento da Novena e Festa da Padroeira 2023Neste domingo (14) foi celebrada às 8h, no Altar Central do Santuário Nacional, a Santa Missa do 6º Domingo do Tempo Pascal e em Ação de Graças pelo Dia das Mães, presidida pelo Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes.  

O Arcebispo iniciou com uma saudação aos padres concelebrantes e aos devotos e devotas de Nossa Senhora Aparecida, de modo especial as mães.

Dia das mães, dia abençoado, porque Jesus nos deu a Sua Mãe como nossa Mãe. Saúdo todas as peregrinações, obrigada pela sua fé e sacrifício. Fé que a maioria de nós recebeu de sua mãe. O Papa Francisco diz: ‘a fé que eu tenho vem da minha avó, Rosa’. Os avós são ‘mães’.”

Desse modo, fez um convite aos avós e as mães:

“Vamos transmitir a fé, o melhor presente que vamos dar a nossa Mãe, Maria Santíssima, é transmitir a fé a nossos filhos e também a vocação, neste Ano Vocacional.”

Portal A12
Portal A12


Em sua homilia,
Dom Orlando trouxe a mensagem da liturgia de hoje (14). Explicou que as leituras começam a tratar sobre o Espírito Santo para que nos preparemos para a grande Festa de Pentecostes, no próximo dia 28 de maio.

“O Espírito Santo deu coragem missionária para a Igreja. Por isso, na primeira leitura (At 8, 5-8.14-17) foi falado do diácono Filipe, de uma belíssima missão que ele estava fazendo numa terra que odiava os judeus, a Samaria. Mas, o Espírito Santo estava sobre ele.”

O arcebispo pediu a força do Espírito Santo para que cada devoto e peregrino de Nossa Senhora, que vai até o Santuário Nacional, retorne para as paróquias e Dioceses como missionários. “É a missão o grande remédio para as dificuldades na Igreja”, disse.

Quanto à segunda leitura (1Pd 3,15-18), Dom Orlando recordou o versículo 17 “Pois é melhor sofrer fazendo o bem – se for vontade de Deus – do que sofrer por praticar o mal.”

"Quanta gente sofre por fazer o bem, até as mães dentro de casa às vezes são rejeitadas, porque os filhos não querem seguir a religião. O Espírito da Glória está sobre nós que sofremos pelo bem e esse Espírito Santo, diz São Pedro, vai estar sempre dentro de nós, então teremos força para sofrer fazendo o bem, porque essa foi a força de Jesus.

De acordo com o Arcebispo no Evangelho de Jo 14,15-21 Jesus fala mais acerca do Espírito Santo do que em outros momentos. “Eu rogarei ao Pai, e ele vos dará um outro Paráclito para ficar sempre convosco."

“Essa é a nossa grande defesa dos nossos medos, defesa da doença, das lutas de cada dia. Temos um defensor ao nosso lado e defensor quer dizer advogado. Ele nos defende, fala por nós, fala em nós, não vamos ter medo então de evangelizar, não vamos ter medo das críticas. Não esqueça do Espírito, advogado e defensor, ressaltou.

Dom Orlando destacou ainda que somos amados pela Trindade, Pai, filho e Espírito Santo, e que o Espírito Santo gerou Jesus no seio da Virgem Maria. Quero pedir a Ele que abençoe nossas mães, porque só pelo fato de ser mãe já são santas. É a mãe que vai conduzindo a vida humana, afetiva e espiritual de seus filhos”, afirmou.

Assista a Santa Missa na íntegra:


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Santuário Nacional, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...