Por Santuário Nacional Em Notícias Atualizada em 07 FEV 2019 - 14H37

Veja quem são os palestrantes do Congresso Mariológico em 2019


Nenhuma legenda adicionada


Entre os dias 15 e 18 de maio, a Academia Marial de Aparecida (AMA), em parceria com a Faculdade Dehoniana de Taubaté, realiza mais uma edição do Congresso Mariológico na cidade da Mãe Aparecida.

Inscreva-se no XIII Congresso Mariológico

O Congresso acontece no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida e vai estudar o tema ‘Maria e o Espírito Santo’, contando com palestras de grandes teólogos e especialistas no estudo da Mariologia.

Conheça um pouco sobre cada um dos palestrantes:


Nenhuma legenda adicionada


Frei Jonas Nogueira da Costa
1ª PALESTRA: Maria e o Espírito Santo na Bíblia dia 15/05
2ª PALESTRA
: Maria e o Espírito Santo na Tradição Cristã dia 16/05

Mestre (Doutorando) em Teologia Sistemática, com ênfase em Mariologia (FAJE), Professor no Instituto Santo Tomás de Aquino - ISTA. Graduado em Filosofia e Teologia pelo Instituto Santo Tomás de Aquino (ISTA), em Belo Horizonte. Mestre em Teologia Sistemática pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE). Atualmente é doutorando em Teologia Sistemática pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE), tendo sua pesquisa voltada para a Mariologia.

Lina Boff
3ª PALESTRA: Maria e o Espírito Santo em perspectiva pastoral dia 16/05

Doutora em Teologia pela PUC-RJ, professora emérita da Pontifícia Universidade Católica do Rio; professora de Mariologia na Faculdade dos Franciscanos em Petrópolis e professora convidada para bancas de admissão de professores ordinários pelo Antonianum de Roma. Professora do Curso de Pós-Gradução em Mariologia da Academia Marial de Aparecida (AMA)/Faculdade Dehoniana e emérita da PUC-Rio, fez sua primeira experiência missionária na Amazônia-Acre. Ela também é membro da Equipe de Reflexão Teológica da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB). Colabora com revistas nacionais e internacionais.

Ir. Afonso Murad, FMS
4ª PALESTRA: Maria e o Espírito Santo na Teologia Contemporânea dia 16/05

Teólogo, ambientalista, professor universitário e escritor. Graduado em Pedagogia pela Universidade de Montes Claros, em Filosofia pela PUC-MG e Doutor em Teologia pela Universidade Gregoriana (Roma). Professor do Curso de Pós-Gradução em Mariologia da Academia Marial de Aparecida (AMA)/Faculdade Dehoniana, de Teologia no Instituto Santo Tomás de Aquino (ISTA) e na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE), em Belo Horizonte (MG). Autor da obra "Maria, toda de Deus e tão humana" (Santuário - Paulinas).

Maria Clara Bingemer
5ª PALESTRA: Maria e o Espírito Santo na mística cristã dia 16/05

Leiga, casada, Professora Titular da PUC-RJ . Graduada em Comunicação Social e mestre em Teologia pela PUC-RJ, Doutora em Teologia Sistemática pela Pontifícia Universidade Gregoriana (1989). Tem experiência na área de Teologia, com ênfase em Teologia Sistemática, atuando principalmente nos temas: Deus, alteridade, mulher, violência e espiritualidade. Tem pesquisado e publicado nos últimos anos sobre o pensamento da filósofa francesa Simone Weil. Atualmente, seus estudos e pesquisas vão, primordialmente, na direção do pensamento e escritos de místicos contemporâneos e da interface entre Teologia e Literatura.

Pe. João Carlos Almeida (Pe. Joãozinho, scj)
6ª PALESTRA: Maria na Teologia e na Vida Pentecostal dia 17/05

Graduado em Estudos Sociais pela Fundação Educacional de Brusque (SC) no ano de 1986, Bacharel em Teologia pela Faculdade Dehoniana de Taubaté, Mestre em Teologia pela Faculdade Jesuíta de São Paulo. Doutor em Teologia Espiritual pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma e em Educação pela Universidade de São Paulo. Professor e ex-coordenador do Curso de Pós-graduação em Mariologia pela Faculdade Dehoniana, em parceria com a Academia Marial de Aparecida.  

Vinícius da Silva Paiva
7ª PALESTRA: Maria e a intercessão no Espírito Santo dia 18/05

Leigo católico, casado, pai de quatro filhos, economiário, graduado em Teologia pelo Centro Universitário Claretiano, com Pós Graduação Latu Sensu em Mariologia pela Faculdade Dehoniana em parceria com a Academia Marial de Aparecida, de onde é membro associado. Fundador da Associação Missionária Servos de Maria de Caná, integrante do Movimento Evangelho de Caná da Arquidiocese de Rosário (Argentina) e atual coordenador arquidiocesano das Novas Comunidades na Arquidiocese do Rio de Janeiro (RJ).

Lucia Pedrosa de Pádua
8ª PALESTRA: Maria jovem missionária na força do Espírito  dia 18/05

Leiga, Doutora em Teologia pela PUC-RJ. Fez estudos no Centro Internacional Teresiano-Sanjuanista (CITeS) na Espanha. Realizou estudos de Pós-Doutorado na Pontifícia Universidade Gregoriana. Mestrado em Teologia Sistemático-Pastoral pela PUC-RJ. Graduada em Teologia pela Faculdade do Centro de Ensino Superior (CES)de Belo Horizonte (MG). Professora em tempo contínuo na PUC-Rio, atua nas áreas de Antropologia Teológica, Mística, Espiritualidade e Mariologia. Integrante do grupo de pesquisa e reflexão Círculo do Rio. Coordena o Ataendi, Centro de Espiritualidade da Instituição Teresiana no Brasil e é membro da Comissão de Teólogas da América (Instituição Teresiana).

Frei Rinaldo Stecanela, OSM
Moderador
Cantor, compositor e apresentador pela TV Século 21. Pertence à Congregação Religiosa Ordem dos Servos de Maria (OSM), em Turvo (SC). Em 1993, professou no Chile os votos solenes, consagrando-se religioso definitivamente. Em 1995, foi ordenado sacerdote na cidade de Turvo, interior de Santa Catarina, por Dom Moacir Grechi. Na sua família religiosa (OSM), já exerceu as funções de Conselheiro Provincial, Vice-Provincial e Secretário Provincial. É também Coordenador dos Servos de Maria na América Latina.


1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Santuário Nacional, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.