Notícias

Vigília Pascal no Santuário: “Somos testemunhas do Ressuscitado”

Neste sábado (08) foi realizada no Santuário Nacional a Vigília Pascal. A celebração foi presidida pelo Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes.

Escrito por Letícia Dias

08 ABR 2023 - 22H24 (Atualizada em 10 ABR 2023 - 09H23)

Thiago Leon

Uma noite onde o Amor vence a morte e a luz do Cristo Ressuscitado preenche a Igreja de alegria, vida e paz.

Neste Sábado Santo, 08 de abril, às 20h foi realizada a Vigília Pascal no Santuário Nacional. 

Padre Lucas Emanuel, C.Ss.R., prefeito de Igreja do Santuário, disse, ao A12, que é um motivo de alegria contar com a presença de inúmeros devotos e devotas na Casa da Mãe Aparecida.

“O Santuário é o lugar da peregrinação, onde o povo vem buscar renovar a sua esperança, a sua vida e o amor a Deus. Nesse momento, em que celebramos essa explosão de vida que é a ressureição, o coração se enche de alegria de poder celebrar com o povo para que possam se renovar na fé e ressuscitar com Jesus”, afirmou.

A celebração presidida pelo Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, teve início na Capela das Velas, localizado no exterior da Basílica, para a bênção do fogo novo.

Thiago Leon
Thiago Leon


A Vigília Pascal contou, como prevê a liturgia, de 4 expressivos momentos:

1. Liturgia da Luz: A bênção do fogo novo, que simboliza Cristo ressuscitado, a luz que ilumina o povo que vivia nas trevas do pecado.

2. Liturgia da Palavra: As leituras, que mostram a ação de Deus em favor da humanidade, que Ele ama com paixão.

3. Liturgia Batismal: A renovação das promessas batismais, sinal da vida nova em Cristo, da qual o cristão começa a participar.

4. Liturgia Eucarística: A Eucaristia, na qual o próprio Cristo se dá em alimento, recordando sua grande Páscoa.

Homilia

Dom Orlando iniciou a homilia da celebração com uma saudação aos presentes e parabenizou aqueles que escolheram o Santuário Nacional para participar da Vigília Pascal.

“Parabéns por vocês terem escolhido o Santuário Nacional para proclamar a Ressureição de Jesus. Muito obrigado, feliz Páscoa a você, seus familiares, sua paróquia, seus colegas de trabalho. A Páscoa de 2023 seja a Páscoa da paz, a Páscoa vocacional, a Páscoa em que vamos repartir o pão com quem tem fome”.

O arcebispo dividiu a sua explicação, acerca da Liturgia da Palavra, em 3 frases:

1. Crer na ressureição – segundo Dom Orlando, isto é o mais importante.

“Nós vimos no Evangelho que as mulheres ficaram com medo, ou seja, duvidaram. Não é muito fácil acreditar na ressureição [...] Irmãos e irmãs, a gente proclamar a fé na ressureição, neste ambiente, dá esperança para a humanidade inteira.”

2. Vamos nos encontrar com o Ressuscitado

“No Novo testamento, vimos encontros bonitos, fortes e transformadores com Jesus Ressuscitado. Mas onde Ele está? No Batismo, nosso primeiro encontro, quando nos tornamos filhos de Deus. Depois na Eucaristia. Vais comungar? Então, você está se transformando em Jesus ressuscitado já e agora. Você lê a bíblia? Está ressuscitando, porque a palavra é viva.”

3. Vamos ser testemunhas da ressureição

“Sejamos, pois, amigos da vida humana, da vida cristã, da vida social, da vida internacional. Essa luz da ressureição deve brilhar em todos os povos, como nos disseram as leituras. Somos testemunhas do Ressuscitado quando somos portadores da alegria.”

O Arcebispo encerrou pontuando que um sorriso, um elogio ou um abraço fraterno é um ótimo sinal da ressureição e da alegria do Ressuscitado.

“Sejamos, portanto, portadores da alegria. Quando sair da igreja seja a luz do Ressuscitado”, finalizou.


Programação de Páscoa

Amanhã (09) segue a programação da Páscoa do Senhor no Santuário Nacional com a Procissão da Ressurreição às 6h30 e, durante todo o dia, a celebração da Missa de Páscoa. Clique aqui para conferir os horários. 

.:: Acesse os conteúdos sobre a Semana Santa e o Tríduo Pascal

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Letícia Dias, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...