Por Pe. Domingos Sávio da Silva, C.Ss.R. Em Notícias

Vocação de Moisés, nossa vocação

Ninguém nasce por acaso nem para o acaso. A todos o Pai chama, antes de tudo, a viver uma vida a mais parecida com a d’Ele: tornarmo-nos Sua imagem e semelhança como filhas e filhos. E nesse chamado primeiro, uma missão pessoal.

A vocação-missão de Moisés tornou-se Bíblia, palavra inspirada, não só para a conhecermos. Mas, a partir dela, devemos aprender a ler, interpretar e assumir a vocação-missão que Deus tem para cada um de nós: o que Ele espera de mim ao dar-me a vida?

Shutterstock/Por Y.G.Harrison
Shutterstock/Por Y.G.Harrison


Deus livrara Moisés
do infanticídio do faraó (Ex 2,1-10). Agora o chama para a missão. Apascentando um dia o rebanho do sogro, chega ao Horeb, “a montanha de Deus”. Ali invade sua vidao anjo de Javé numa chama de fogo, do meio de uma sarça... sem se consumir”.

Aproximando-se para entender o prodígio, “do meio da sarça”, Javé o chama: “Moisés, Moisés!” (Ex 3,1-4a). Chamar repetindo o nome de alguém, é sinal certo de vocação divina (cf. 1Sm 3,4), como a pronta resposta do vocacionado: “Eis-me aqui!” (Ex 3,4b). A seguir, Quem chama Se apresenta: “Eu sou o Deus de teu pai: o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó... Eu vi, eu vi a miséria de meu povo no Egito e ouvi o clamor que lhe arrancam seus opressores... desci para libertá-lo das mãos dos egípcios e levá-lo daquela terra para uma terra boa e espaçosa, terra onde corre leite e mel” (v.6.7-8a).

Mas, Deus descerá mesmo e libertará através de Moisés: “o clamor dos israelitas chegou até mim e vi também a opressão com que os egípcios os oprimem. Agora, pois vai! Eu te envio ao faraó para que tires do Egito meu povo, os israelitas” (v.9-10).

Outro sinal certo de vocação: o vocacionado se sentir insuficiente para a missão: “Quem sou eu para ir ao faraó e tirar do Egito os israelitas?” (v.11). Deus, porém, garante a missão: “Eu estarei contigo, e este será para ti o sinal de que sou eu que te envio: quando tiverdes tirado o povo do Egito, adorareis a Deus nesta montanha” (v.12). E Moisés continua opondo dificuldades: e se o povo perguntar pelo nome de Deus? E Deus revela Seu nome (v.13-15).

Moisés não vai sozinho, mas com os anciãos de Israel, exigir do faraó a saída do Egito para ir adorar a Deus no deserto (v.16-18). Moisés vê dificuldade: “Eles (o povo) não acreditarão nem ouvirão minha voz porque vão dizer: ‘Javé não te apareceu’” (4,1). E Deus faz que a vara que Moisés tem na mão torne-se uma serpente e volte a ser vara; faz sua mão ficar leprosa e a seguir a cura, e finalmente lhe garante que o povo se convencerá de sua divina missão quando ele, apanhando água do rio e a derramando na terra seca, a água se torne sangue (v.2-9).

Ainda o inseguro Moisés: “perdão, Senhor, eu não tenho o dom da palavra... tenho a boca e a língua pesadas” (v.10). E Deus: “Quem deu a boca ao ser humano? E quem faz o mudo e o surdo, ou aquele que vê e o cego? Não sou eu, Javé? “Vai, pois, eu estarei com tua boca e te ensinarei o que deverás dizer” (v.11-12).

Moisés retruca: “Ah! Senhor, mandai aquele que haveis de mandar!” (v.13). Deus irrita-Se com ele e lhe dá seu irmão Aarão como porta-voz: “Tu lhe falarás e porás as palavras em sua boca, e eu estarei com tua boca e com a dele, ensinando-vos o que deveis fazer. Ele falará por ti ao povo e será tua boca, e tu serás um deus para ele. Agora toma em tua mão esta vara com a qual farás os prodígios!” (v.14-17). Que bonito, irritado com Moisés, Deus partilha com ele Sua divina força de ter palavras-de-poder!

Paulo confidenciará: o Senhor “me disse: Basta-te minha graça: pois o (meu) poder se manifesta plenamente na (tua) fraqueza” (2Co 12,9). Sentindo na pele a fragilidade, em nome de Deus, Moisés tem que convencer um povo escravo de que sua liberdade não tem preço! Com Deus, têm de lutar por ela, vencer o desânimo, jamais perder de vista a meta, a “terra boa e espaçosa, terra onde corre leite e mel”! E contassem sempre com a fidelidade de Quem os chamava e enviava, de lhes estar ao lado como ânimo e sustento!

Para refletir:

1. Há semelhanças entre a vocação-missão de Moisés e a sua vocação-missão?

2. O que Deus nos ensina com a vocação-missão de Moisés?

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. Domingos Sávio da Silva, C.Ss.R., em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...