Por Santuário Nacional Em Sociais Atualizada em 28 MAI 2020 - 10H44

Obra Social São Pedro Apóstolo

Santuário Nacional
Santuário Nacional

O Lar das Crianças São Pedro Apóstolo surgiu como proposta de trabalho da Obra Social da Paróquia São Pedro, em Guaratinguetá (SP).

A construção da Creche atende à necessidade de auxiliar famílias carentes. Em 11 de fevereiro de 1993, foi inaugurado o Lar das Crianças São Pedro Apóstolo, com a missão de educar, acolher, além de promover, de maneira lúdica, o acesso à educação global, através de vivências de diferentes culturas, proporcionando condições para o pleno desenvolvimento da criança e para a construção de seu próprio conhecimento.

O lar atende 100 crianças na faixa etária de 2 a 5 anos e 11 meses, em período integral, de segunda a sexta-feira. As atividades são desenvolvidas da seguinte maneira:

A seleção das crianças é realizada pela Assistente Social, tendo como critérios:

1º - Proximidade da residência;

2º - Renda familiar;

3º - Encaminhamento social (redes sociais).

No ato da matrícula - comprovar renda familiar de até 1½ (um e meio) salários mínimos, ressaltando que, independente da mãe estar ou não trabalhando, ou da situação socioeconômica, é um direito da criança participar da entidade.

As atividades são desenvolvidas de acordo com o Projeto Político Pedagógico, através do Projeto de Leitura, biblioteca, brinquedoteca, informática, capoeira, música e dança, valorizando o aspecto cultural e educativo.

Saúde: Serão fornecidas orientações quanto aos cuidados com a higiene e ambiente.

Atendimento pediátrico: parceria com a Secretaria Municipal da Saúde de Guaratinguetá, com encaminhamentos para otorrinolaringologista, neuropediatra e a outros profissionais da saúde, da Rede Municipal.

Atendimento Odontológico: Prevenção e aplicação de flúor, orientação quanto à higiene e saúde bucal.

Atendimento Fonoaudiológico: com orientações às crianças, pais e colaboradores.

Atendimento Psicológico: com orientações às crianças, pais e colaboradores.

Atendimento Social: O Serviço social tem como finalidade o fortalecimento da função de proteção da família e o desenvolvimento de ações junto às famílias e comunidade.

Alimentação: Serão fornecidas quatro refeições balanceadas diariamente. Os cardápios serão elaborados por nutricionista. Abrangem as categorias alimentares necessárias para um bom desenvolvimento infantil. As famílias receberão informações e orientações nutricionais, como avaliação nutricional.

Lazer: Passeio cultural com as crianças.

Responsabilidade com o meio ambiente: serão fomentadas atividades que visam à educação ambiental, valorizando e estimulando os cuidados e higiene do ambiente familiar e meio social.

Família: As famílias participarão de encontros interativos através de palestras, debates, dinâmicas de grupo, reflexões.

Encontro das famílias: Será realizada uma semana de atividades com as famílias contribuindo para o fortalecimento dos vínculos afetivos e sociais das crianças com sua família e escola, resgatando a autoestima e confiança. Participação bimestral em reuniões para avaliar os avanços alcançados na aprendizagem das crianças.

Nestas reuniões os responsáveis serão informados sobre o desenvolvimento da criança e receberão orientações em grupo ou individual para esclarecimentos quanto às normas, encaminhamentos e outros.

Equipe de trabalho: Mensalmente acontecem estudos, reflexões, partilha da prática pedagógica, planejamento, avaliação das atividades e capacitações.

Estabelecimento de parcerias: Serão estabelecidas parcerias com as políticas públicas locais e rede privada existentes no município para investimentos e encaminhamentos visando à qualidade no desenvolvimento das atividades.

Diretor Responsável: Pe. Aloísio dos Santos Mota

Coordenadora: Antonia Margarida de Sousa

Endereço: Rua Dom João VI, nº 406 – Nova Guará

Guaratinguetá/ SP - CEP 12.515-495

Telefone:
(12) 3125-1291
(12) 996.316806



É uma entidade beneficente, filantrópica de Direito Privado, sem fins lucrativos, que ministra a Educação Infantil, com base nos dispositivos constitucionais vigentes, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) nº 9394/96, Lei Federal de maio de 2005 nº. 11.114, Lei nº 12.796 de Abril 2013 e no Estatuto da Criança e do Adolescente, BNCC (Base Nacional Comum Curricular) de 20 de Dezembro 2017, reger-se-ão pelo presente Regimento Institucional.

A Entidade é considerada de Utilidade Pública as OBRAS SOCIAIS DA ARQUIDIOCESE DE APARECIDA nos termos do artigo 2º da Lei Municipal nº 2.046/83 de 19 de setembro de 1983.









Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Santuário Nacional, em Sociais

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.