Por Santuário Nacional Em Pastoral Atualizada em 25 MAI 2020 - 11H43

Orientações para romarias ao Santuário Nacional de Aparecida

Romarias de todas das partes do Brasil - e algumas do exterior - costumam movimentar diariamente o Santuário Nacional de Aparecida. Entretanto, enquanto as autoridades de Saúde Pública do Brasil e do mundo não recomendam o deslocamento e a aglomeração de pessoas* por conta da pandemia de Covid-19, causada pelo novo coronavírus, as romarias estão temporariamente suspensas.

Contudo, as dioceses e grupos têm mantido suas visitas ao Santuário Nacional por meio de seus representantes: (arce)bispos, padres e coordenadores, que continuam podendo vir a Aparecida participar das celebrações realizadas nas intenções de suas romarias.



Porém, como a fé do povo é o que sustenta a devoção à Mãe Aparecida, neste momento queremos nos unir a todos os grupos, movimentos, pastorais e dioceses que anualmente nos visitam para rezar, ainda que à distância e nos valendo dos recursos de comunicação, auxiliados pela Rede Aparecida de Comunicação, para que possamos, tão logo seja possível, voltar a recebê-los com segurança na Casa da Mãe.

A seguir, destacamos algumas orientações para que, assim que possível, você e seu grupo possam vir a Aparecida passar momentos inesquecíveis aos pés de Nossa Senhora.

Veja as dicas:


Como organizar uma romaria a Aparecida?

ANTES:

- Marcar a data da romaria: escolher a melhor data para os participantes da peregrinação.

- Definir o transporte: ônibus, van, diversos carros, a pé, bicicleta, cavalo, etc.

- Prevenir possíveis imprevistos: ter caixa de primeiros socorros, exigir documentos de todos os participantes, marcar hora e local de saída e retorno.

- Passar todos os recados importantes para os participantes:  Informar os horários, regras, programação da romaria.

DURANTE:

- Fazer algum momento de oração e reflexão na chegada e na partida da romaria.

- Usar crachá com identificação de todos os participantes da romaria, principalmente crianças e idosos.

- Participar da missa: A missa é o principal acontecimento de uma romaria, muito mais que o cumprimento obrigatório de um preceito. É um encontro especial com Deus e com o irmão na fé.

- Visitar as principais atrações turísticas: Na ocasião da romaria, o fiel deve aproveitar para conhecer melhor a história de Nossa Senhora Aparecida, visitando os principais pontos turísticos que contam essa história.

DEPOIS:

- Realizar uma avaliação: É importante rever a realização da romaria e se atingiu os objetivos.

- Compartilhar a experiência de fé:  Se houve alguém que não participou da romaria, contar a experiência de fé, como foi e como podem participar em outra ocasião.


* Sabemos que, a partir do que não apenas a Igreja, mas todo o mundo está vivendo com esta pandemia, todo o comportamento das sociedades será transformado. Mas queremos tranquilizar a você, devoto que quer voltar a visitar a Casa da Mãe Aparecida, assegurando que tudo ficará bem! Contamos com uma infra-estrutura em constante aperfeiçoamento para melhor acolhê-lo, com sanitários, pontos de água potável, alimentação, posto médico e outros. Conheça mais clicando aqui.


42 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Os textos, fotos, artes e vídeos do A12 estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. 
Não reproduza o conteúdo em outro meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização expressa do A12 (contato@a12.com).

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Santuário Nacional, em Pastoral

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.