Por Ir. Afonso Murad, Marista Em Artigos Atualizada em 07 NOV 2017 - 09H52

As sete alegrias de Maria

A devoção popular encontrou sete alegrias na vida de Maria, inspiradoras para nós.



1 – O contentamento na anunciação (Lc 1,26): A primeira palavra dirigida a Maria é: “Alegre-se”. Ela prova uma imensa alegria ao receber o convite de Deus. Sente-se agraciada e envolvida por algo encantador.

2 – A alegria do encontro com Isabel (Lc 1,39-45): Maria sai às pressas para visitar sua parenta. Isabel é tomada de euforia. Cena linda: o encontro de duas mulheres, o cuidado cotidiano de uma com a outra, os sonhos e as esperanças. Maria experimenta a alegria de ser missionária. Pois há mais alegria em dar do que em receber!

3 – O cântico de Maria (Lc 1,46-55): Maria está cheia do Espírito Santo e proclama as grandezas de Deus na sua história pessoal e na de seu povo. É um cântico de alegria e de consciência profética, pois anuncia que Deus realiza a justiça na sociedade. Maria nos ensina a exercitar a ação de graças, a reconhecer os sinais de Deus na existência pessoal e nas práticas coletivas.

4 – O nascimento de Jesus (Lc 2,1-19): é motivo de alegria para todo o povo, a começar dos mais pobres. As pessoas do Bem sentem-se amadas por Deus, quando seu Filho assume a natureza humana. Maria participa desta alegria de maneira única, como mãe do Filho de Deus encarnado.

5 – Alegria na missão de Jesus: Maria ficou muito feliz, ao ver seu filho anunciar o Reino de Deus, curar os doentes, acolher os pobres e marginalizados, formar discípulos e discípulas. Eles experimentam um imenso prazer, quando percebem que Jesus é o vinho novo (Jo 2,10-11)! Quanta alegria Maria viveu, ao acompanhar a missão de Cristo, como mãe e aprendiz.

6 – Euforia da ressurreição: Maria e os seguidores de Jesus provaram uma alegria sem par. Jesus está vivo! Ele nos dá a paz. Ele venceu a morte (Jo 20,20-21)! Maria participa da ressurreição de Jesus de forma original: refaz lembranças, ilumina fatos, nutre sua fé, faz-se presente como mãe da comunidade.

7 – A alegria de Pentecostes: O Espírito de Deus, que fecundou Maria e acompanhou Jesus, agora fecunda a comunidade cristã (At 2). É o tempo que se estende até hoje! A alegria de Maria e a dos outros seguidores de Jesus se transformam na nossa alegria.

As sete alegrias de Maria nos toca de perto. Nossa vida está marcada por muitos sinais de Deus que nos consolam, fortalecem e estimulam. Com Maria, cantamos: “O Senhor fez em nós maravilhas, Santo é o seu nome” (Lc 1,49).


12 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Leonor Lopes Machado comentou:

A alegria de Maria nos ensina a alterarmos com a felicidade dos nosossos irmsos

Maria geuza oliveira de azevedo comentou:

Ouvir e silênciar foi o viver da maria.para mim é um grande exemplo.ave cheia de graça.

José paccini ferreira comentou:

Ava, Maria, cheia de graças!. O Senhor é convosco!. Bendita sois Vós entre as mulheres e Bendito é o Fruto do Vosso Ventre, Jesus!. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na Hora da nossa Morte. Amém!.

LindalvaLiberato@gmail. comentou:

Muito lindo saber que temos uma mãe que deixou.uma linda história para seu filhos Maria passa na frente amém.

Simone Costa e Pereira comentou:

Simplesmente lindo. Obrigada.

CARLOS AUGUSTO CORRÊA PINTO comentou:

Sou o mais novo colaborador da Campanha dos Devotos da Mãe Aparecida, e nunca tinha lido algo tão maravilhoso direcionado a Maria. A gente só conhece as suas dores e tristezas e agora vcs me deram a oportunidade de conhecer as suas alegrias. Já valeu muito ter feito o meu cadastro com vcs, para poder saborear dos frutos deste nosso convívio pela Campnha dos Devotos. Obrigado, obrigado e obrigado. E vamos caminhar juntos com Maria e suas alegrias; Um grande abraço. Carlos.

Maria das Mercês Alves de Rezende comentou:

Constatando as alegrias de Maria posso perceber momentos de redenção para toda a humanidade. Como devota de Maria dou graças por estar participando desse aprendizado com a Academia Marial.

Olavo Peixoto comentou:

Oh Maria, como Mãe a senhora nos acolhe, ensina, fortalece para perseguirmos o constante aumento de nossa Fé em Jesus Cristo e nosso DEUS. Viva Nossa Senhora Aparecida e Padre Vitor Coelho.

Julio Cezar Budziake comentou:

Saber encontrar a alegria na alegria dos outros, é o segredo da felicidade.
A alegria evita os males e prolonga a vida.
Salve, ó Senhora santa, Rainha santíssima,

Marly R Vicente comentou:

Maria nossa Mãe santíssima rogai pelos seus filhos desesperançados!

Dimas martins da Costa comentou:

Com as sete alegrias de Maria nos faz encher os olhos de sabedoria e alegres ficamos em saber que Maria se alegrou sempre com Jesus e todo o povo de bem vamos alegrar a todos também, que nossa Senhora nos consede as alegrias amem.

Genoveva Martins comentou:

Nos concentramos nas dores é muitas vezes, esquecemos as alegrias, vou imprimir e distribuir junto com a novena de Natal, assim vamos nos alegrar ainda mais nessa época especial.

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Ir. Afonso Murad, Marista, em Artigos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.