Por Marília Ribeiro Em Notícias Atualizada em 07 MAR 2018 - 17H04

Café Mariológico apresenta estudo do Cristo Pantocrator de Claudio Pastro

Wilma Tommaso vai destacar a beleza e a espiritualidade da obra de arte do Cristo Pantocrator.

Em março a Academia Marial de Aparecida realiza o III Café Mariológico no Santuário Nacional, no Auditório Noé Sotillo no dia 16 de março, às 19h.  A novidade desse ano, é a parceria da  Academia Marial com a Editora Paulus para a emissão de certificados a todos os participantes que tiverem interesse, basta informar no ato da inscrição.

O evento traz a doutora em Ciência da Religião, Wilma Steagall De Tommaso para apresentar um estudo sobre ‘O Cristo Pantocrator’ do artista sacro, Claudio Pastro, falecido em outubro de 2016.

A estudiosa vai falar sobre alguns pontos tratados em seu livro ‘O Cristo Pantocrator – Da origem às igrejas no Brasil, na obra de Cláudio Pastro’, da editora Paulus. A publicação será lançada durante o evento.

Arquivo pessoal Wilma Tommaso
Arquivo pessoal Wilma Tommaso

Segunda a escritora o livro nasceu da sua pesquisa para o doutorado em Ciência da Religião na PUC-SP, que explorou o ícone do Cristo Pantocrator na história da Igreja na arte.

Durante o III Café Mariológico, Wilma Tommaso vai destacar a beleza e a espiritualidade dessa obra de arte que é de grande significado para a fé cristã, pois apresenta Jesus Cristo como Senhor Todo-Poderoso.

“A arte sacra é litúrgica. Pretendo falar sobre a Beleza e a espiritualidade que advém dessa arte e se apresenta para o encantamento de todos os romeiros do Santuário Basílica de Aparecida, na arte de Claudio Pastro”, expressou a palestrante.

O Café Mariológico contará ainda com uma apresentação musical do PEMSA (Projeto de Educação Musical do Santuário de Aparecida.

Cristo Pantocrator no Santuário
No Santuário, o ícone do Cristo Pantocrator, assinado pelo artista Claudio Pastro, pode ser apreciado na Nave Norte da Basílica, acima da Porta Santa desde outubro de 2005. O painel possui 21m de largura por 3m de altura e é composto também, pela representação das mulheres que tiveram destaque na história da fé e na sociedade, desde o Velho Testamento.

Gustavo Cabral
Gustavo Cabral
O ícone do Cristo Pantocrator, assinado por Claudio Pastro, pode ser apreciado na Nave Norte da Basílica, acima da Porta Santa.

Vaticano abriga Cristo Pantocrator de Claudio Pastro
Cláudio Pastro, considerado o maior artista sacro do Brasil e um dos maiores do mundo, em 1998, a convite de Dom Cipriano Calderón, da Pontifícia Comissão Pró-América Latina, realizou a obra Cristo Evangelizador, um Pantocrator em incisão sobre metal que foi o símbolo do Advento do Terceiro Milênio, um evento de proporção mundial, ocorrido no pontificado de João Paulo II. A imagem compõe, hoje, o acervo do Vaticano.

Para participar do III Café Mariológico no dia 16 de março, os interessados devem confirmar presença pelo telefone 12 3104-1549 ou no e-mail academia@santuarionacional.com.


1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Marília Ribeiro, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.