Notícias

Há 55 anos, Paulo VI oferecia a primeira rosa de ouro ao Santuário

Papas Bento XVI e Francisco também já presentearam a Mãe Aparecida. Rosas podem ser vistas no Museu de Nossa Senhora

Escrito por Tatiana Bettoni

20 OUT 2014 - 15H10 (Atualizada em 15 AGO 2022 - 14H01)

CDM Santuário Nacional

Ao beatificar o Papa Paulo VI em outubro de 2014, o Papa Francisco destacou a profunda devoção mariana do beato, exortando os fiéis a seguirem fielmente os ensinamentos e o exemplo de Giovani Montini.  

“A este Pontífice, o povo cristão será sempre grato pela Exortação apostólica Marialis cultus e por ter proclamado Maria ‘Mãe da Igreja’ em ocasião do fechamento da terceira sessão do Concílio Vaticano II” Papa Francisco

Seu carinho pela Virgem Maria sob o título de Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi declarado em 15 de agosto de 1967, quando Paulo VI enviou uma rosa de ouro para a Basílica de Aparecida, um presente pelo Jubileu de 250 anos do encontro da Imagem nas águas do rio Paraíba do Sul. A segunda rosa de ouro foi trazida por Papa Bento XVI em 2007, quando visitou Aparecida.

Em 2017, o Papa Francisco ofertou a terceira Rosa de Ouro à Nossa Senhora Aparecida, presente pelas comemorações dos 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida.

Thiago Leon
Thiago Leon
A rosa de ouro ofertada por papa Paulo VI está em exposição no Museu Nossa Senhora Aparecida.


A rosa de ouro é uma oferta dos pontífices que simboliza particular estima por cidades, pessoas ou santuários reconhecidos como centros de grande devoção.

Além de Aparecida, as maiores igrejas do mundo receberam a honraria, como a Basílica de São João do Latrão, Basílica de São Pedro e de Santa Maria Maior.

Leia MaisPapa reconhece Nossa Senhora do Perpétuo Socorro como Padroeira do MSPadre Vítor Coelho de Almeida é declarado Venerável pelo Papa FranciscoEm janeiro de 1967, o presidente eleito do Brasil, Marechal Arthur da Costa e Silva, visitou o Santo Padre em Roma e recebeu de antemão a notícia sobre o presente. Em março, Paulo VI abençoou e adicionou uma essência perfumada em uma rosa de ouro com longas hastes.

CDM Santuário Nacional
CDM Santuário Nacional


Estavam presentes à Capela Sistina, autoridades eclesiásticas do Brasil, como o cardeal arcebispo de Aparecida, Dom Carmelo de Vasconcelos Motta. Papa Paulo VI anunciou ao povo brasileiro que o presente era “um símbolo permanente do grande amor que o Papa vos consagra”.

E continuou:

“Dizei a todos o brasileiros, Senhor Cardeal, que esta flor é a expressão mais espontânea do afeto que temos por esse grande povo que nasceu sob o signo da Cruz. No Santuário de Aparecida, ela dará testemunho de Nossa constante oração à Virgem Santíssima para que interceda junto do Seu Filho pelo progresso espiritual e material do Brasil.” Papa Paulo VI

Paulo VI fez ainda uma recomendação aos católicos do Brasil:

“Nunca separeis Nossa Senhora de Cristo. Não se compreende a Mãe sem o Filho. (...) O culto de Maria é um culto introdutivo: vamos a Maria para chegarmos a Jesus. Amando Nossa Senhora deste modo, poderemos compreendê-la na sua real grandeza e, através dela, chegaremos a Cristo Filho de Deus.” Papa Paulo VI

Cinco meses depois, em 15 de agosto, Aparecida (SP) preparava-se intensamente para receber a rosa de ouro, trazida pelo Cardeal Amleto Giovani Cicognani, enviado como Legado da Santa Sé. Casas e ruas foram ornamentadas e mais de trinta mil fiéis assistiram à chegada das comitivas da Presidência da República e Santa Sé.

A Imagem da Senhora Aparecida, que permanecia na Basílica Velha, foi levada solenemente até a Basílica Nova, ainda em construção. Discursos antecederam a entrega da rosa de ouro e a Celebração Eucarística, enquanto um helicóptero lançava pétalas de rosas sobre a multidão. As solenidades foram encerradas com procissão e espetáculo pirotécnico, tudo registrado no periódico Ecos Marianos de 1968, onde está registrada a gratidão e o carinho dos brasileiros para com Papa Paulo VI: 

“Aparecida prostra-se reverente aos pés de Sua Santidade, reconhecida por esse rico e carinhoso mimo, testemunho perene do seu amor e interesse para com o Brasil, e lembrança imorredoura do Santo Padre no coração do povo brasileiro.” Ecos Marianos de 1968

As três rosas de ouro entregues pelos Papas Paulo VI, Bento XVI e Francisco estão conservadas e podem ser visitadas no Museu Nossa Senhora Aparecida, localizada na Torre do Santuário.


Conheça mais sobre os objetos do Papa Francisco no Museu


Fontes:
:. Ecos Marianos, 1968.
:. Portal Zenit.
:. CDM - Centro de Documentação e Memória do Santuário Nacional.

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Tatiana Bettoni, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...