Por Fr. Hubert Le Bouquin Em Artigos

Deus precisa de um “Sim” totalmente livre

sim_ou_nao

Para que a salvação de Jesus seja a salvação dos homens, é necessário, ainda, que Ele seja reconhecido como sendo verdadeiramente homem. Santo Irineu situa, precisamente, o reconhecimento da humanidade no fato da geração: “Se Jesus não recebeu, de um ser humano, a substância de sua carne, Ele não se fez nem homem, nem filho do homem”.

Ao desejo de Deus de se tornar homem, deve coincidir o desejo do mundo de lhe dar a carne da humanidade. Deus não pode, portanto, se dar ao mundo, se o mundo não estiver de acordo com o dom que d´Ele está recebendo. Este acordo cabe ao homem. Deus respeita a sua liberdade; o homem é livre em dar-lhe ou não a sua vontade. Em algum lugar na história da humanidade, um anseio do homem em desejar Deus, deve ser totalmente harmonizado com o querer de Deus que, deseja o homem até que ele mesmo passe a se tornar “parte” da humanidade.

Deus precisa de um “Sim” totalmente livre por parte do mundo. Maria é a mulher que a plenitude da liberdade torna capaz de um querer nesta medida (…). Ela é a figura da humanidade restaurada na unidade, devido ao apelo que lhe foi feito de receber em seu seio a humanidade do Verbo.

A humanidade não pode dar nada maior a Deus do que a sua própria humanidade, mas ao fazê-lo estará dando aquilo que Ele, Deus, não poderia dar a si mesmo. Porque Deus não pode entrar no mundo mantendo-se fiel ao dom da liberdade dada ao homem, a não ser que o homem abra-Lhe a porta de sua liberdade humana.

 

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Fr. Hubert Le Bouquin, em Artigos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.