Por Hyanne Patricia Em Artigos

Imagem de Nossa Senhora Aparecida, símbolo de fé e perseverança de um povo

Foto de: Nome do fotógrafo

fac_simile

Imagem fac-símile de Nossa Senhora Aparecida.
Foto: Hyanne Patricia

Restauração da Imagem da Mãe Aparecida completa 37 anos

Desde seu encontro nas águas do rio Paraíba do Sul, em 1717, a Imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida reflete para o povo brasileiro uma mensagem de esperança e fé. Os três pescadores, ao encontrarem o corpo e a cabeça da imagem, separadamente, perceberam ali um sinal de Deus; era uma Virgem Maria, de cor negra, com bochechas altas e lábios delicados. A partir daí, além da abundância de peixes na falha pescaria, Nossa Senhora Aparecida se tornou um símbolo da fé católica no Brasil.

Esculpida em terracota pelo monge beneditino Frei Agostinho de Jesus, a Imagem pesa pouco mais de quatro quilos, medindo 39 centímetros de altura. Muitos foram os milagres que o povo reconheceu como concedidos por ela. Por anos, esteve exposta aos fiéis em um pequeno oratório construído pelos pescadores. Mais tarde, uma capela de taipa e pilão foi construída para abrigá-la, culminando na construção da Matriz Basílica, monumento histórico de estilo barroco que, até hoje, continua recebendo milhões de visitantes.

Foi nessa mesma igreja em que a Imagem de Nossa Senhora Aparecida sofreu um atentado. Em maio de 1978, um jovem retirou a Imagem de seu nicho e jogou-a ao chão, quebrando-a em centenas de pedaços. Contrariando quaisquer dúvidas, naquele mesmo ano a Imagem foi restaurada.

Enviada ao Museu de Artes de São Paulo, MASP, a Imagem foi restaurada pela artista plástica brasileira, Maria Helena Chartuni. Foram 33 dias de um intenso e minucioso trabalho. Além de muito pequenos, os pedaços eram frágeis pelo tempo em que a Imagem permaneceu nas águas.

Após a restauração, no dia 19 de agosto de 1978 a Imagem de Nossa Senhora Aparecida retornou à sua cidade. Em um cortejo do Corpo de Bombeiros, foi acolhida por cerca de 100 mil fiéis, que ansiosos aguardavam sua chegada, marcada por uma emocionante cerimônia no Santuário Nacional.

Desde então, Nossa Senhora Aparecida permanece intacta e bem assegurada em seu nicho no Santuário Nacional, sendo visitada, anualmente, por 12 milhões de fiéis. 37 anos após sua restauração, a Mãe Aparecida continua trazendo aos seus filhos a restauração da fé e as bênçãos sobre o Brasil.

2 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Hyanne Patricia, em Artigos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.