Por Academia Marial Em Artigos

Nossa Senhora da Fé

nossa_senhora_da_feUm dos títulos mais apropriados para Maria é o de Nossa Senhora da Fé, pois sua vida foi um contínuo ato desta virtude primordial. Maria sempre aceitou a palavra de Deus e nunca e nunca pediu provas. Quando o anjo lhe participou que seria Mãe do Altíssimo, Ela apenas respondeu: - “Eis a escrava do senhor, faça-se em mim segundo a sua palavra”. (Lc 1,38). A última frase que o evangelho recolheu de seus lábios foi nas Bodas de Caná – “Fazei o que ele vos disser”. No entanto, quando ela participou a Jesus que o vinho havia terminado, Ele lhe respondera: -“Mulher, o que tenho eu com isto? Ainda não chegou a minha hora” (Jo 2,3-5). Sua fé total induziu Cristo a fazer o seu primeiro milagre. No tempo da Paixão Ela mostrou ao mundo a grandeza de sua fidelidade. Vendo seu Divino Filho ser crucificado e desprezado, embora os apóstolos vacilassem, a fé de Maria ficou inabalável.

Este título de Maria foi usado na Europa no período medieval, principalmente na França e na Bélgica, porém são mais conhecidas a igreja do século XVII dedicadas a este orago. Em Portugal existe uma antiga e milagrosa imagem da Senhora da Fé no templo da Madre de Deus, em Lisboa. Diz Frei Agostinho de Santa Maria que na época de D. João IV aquela efígie foi transferida para a Capela Real e era muito venerada pelos soberanos e pela corte lusitana.

Os padres jesuítas tinham grande devoção à Virgem da Fé e divulgaram seu culto nas missões do Novo Mundo. No Brasil o primeiro local criado com este nome foi a redução da Companhia de Jesus em Mato Grosso, dedicado a Santa Maria da Fé pelo padre belga João Ranconnier, em lembrança da padroeira de um santuário em seu país natal. Esta missão, a que mais se notabilizou nos anais trágicos da catequese jesuíta em mato Grosso, foi invadida pelos mamelucos em 1645, perdendo em combate o corajoso superior Padre Alonso Arias, que tombou serena e intrepidamente no meio de seus neófitos.

Mais ou menos naquela ocasião temos notícia de uma imagem de Nossa Senhora da Fé existentes na capela dos jesuítas em Salvador. Era uma escultura de madeira com 6 palmos de altura revestidas de folhas de prata e servida por uma irmandade composta de rapazes solteiros. Sua festa era celebrada na Segunda-feira após o domingo in Albis e feita com grade pompa. Continua o citado historiador sacro dizendo que não sabia se a imagem havia sido executada em Portugal ou no Brasil, mas que certamente tinha sido recoberta de prata na Bahia.

Ninguém sabe informar sobre o destino daquela valiosa efígie da Virgem, porém na sacristia da Catedral-Basílica de Salvador, a antiga igreja dos jesuítas, existe uma imagem barroca de Nossa Senhora da Fé, que dizem ter sido trazida da antiga Sé, demolida em 1912. Veio de Portugal em 1608, e é uma das obras-primas daquele artístico templo. Dizem que ela segurava na mão esquerda um olho de ouro e pedras preciosas, cercado de um rico resplendor, que se encontra atualmente no tesouro da igreja.

Em Minas Gerais, na serra da Mantiqueira, está situada a cidade de Maria da Fé, uma das localidades de maior altitude em todo o Brasil, que tem por padroeira Nossa Senhora da Fé.

A devoção a Nossa Senhora da Fé é bem antiga mais deveria ser revivida, pois nos tempos atuais há uma extrema carência desta virtude teologal e da fraternidade cristã, que são o centro da mensagem do evangelho.

 

Oração:

Maria, Nossa Senhora da Fé, assim como os apóstolos disseram a Jesus:”aumenta-nos a fé”(Lucas 17,5), renovamos este pedido para que por vossa intercessão a nossa fé seja ao menos como o grão de mostarda e possamos merecer as graças de amar-vos e convosco amar a Deus e servi-Lo para sempre.
Amém

5 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Academia Marial, em Artigos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.