Por Padre Eduardo Catalfo Em Artigos Atualizada em 02 OUT 2019 - 10H19

Renovar o Espírito Missionário


PADRE EDUARDO CATALFO, C.SS.R


A Festa de Nossa Senhora Aparecida traz consigo um tema inspirador – 'Com Maria: escolhidos e enviados em missão!'. O título da novena quer responder ao espírito missionário que o Papa Francisco aponta-nos, orientando que o mês de outubro seja um 'Mês Missionário especial'.

O objetivo da Novena e Festa da Padroeira do Brasil é renovar em cada um de nós a vocação de “ser missionário”. Interessa-nos recordar a missão batismal e o mandato de Jesus: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa-Nova a toda criatura” (Mc 16,15). Também, neste ano, realiza-se o 'Sínodo para a Amazônia', com o tema: “Amazônia – novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral”.

A Igreja de Cristo vive tempos de riqueza missionária e de testemunho de vida cristã! É hora de anunciar o Evangelho da Salvação com alegria e com esperança. É com este espírito de unidade e de missionariedade que convidamos você e a sua família para este tempo especial de festa e de oração.

O DEVOTO DE MARIA É MISSIONÁRIO DA ESPERANÇA

Thiago Leon
Thiago Leon


Queremos que a Festa de Nossa Senhora Aparecida seja um grande convite para renovar o seu espírito missionário. Nosso desejo é despertar em cada um de nós, em nossas comunidades e na Igreja latino-americana, a partir da Amazônia, o verdadeiro espírito missionário.

Maria foi a primeira missionária dos tempos da plenitude da salvação. Tão logo teve seu Filho Salvador concebido e gestando em seu ventre, “apressadamente” se pôs a caminho para levá-Lo pessoalmente e também já encarnado no serviço, à prima Isabel e familiares. Apresentou-O aos pastores, aos magos. É a Missionária proclamadora e já portadora da Salvação! E como Mãe, a primeira modeladora do coração e vida de seus filhos, ela vai nos conformando sempre mais a essa “forma missionária”.

Avalio como muito feliz a intuição de nossa V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano-Caribenho ao cunhar a expressão “discípulos missionários”, querendo dizer que não existe discípulo que não seja missionário, que alguém é de fato discípulo quando vive esse discipulado na missão ou missionariedade. A vida sem missão é o sal que perdeu a força e para mais nada serve a não ser para ser jogado fora e ser pisado pelos homens.

ESCOLHIDOS E ENVIADOS EM MISSÃO

O Apóstolo Paulo, grande missionário da Igreja primitiva, com entusiasmo recorda que pertence a todos nós a sublime missão de evangelizar (1Cor 9,16). Sabemos que a tarefa não é fácil. O intimismo religioso é sempre tentação: minha vida de fé restringindo-se unicamente a um contato meu com Deus sem nenhuma, ou ao menos, sem uma significativa incidência na vida, sorte, destino de meus irmãos: cada um que se vire!

Mas não podemos ceder ao desânimo. Como semeadores, não deixamos de ir lançando a semente na esperança de que caia em terreno fértil e germine e frutifique. Maria, a Mãe de Deus, nos ensina que a primeira e a mais importante tarefa do verdadeiro missionário é acolher a Palavra de Deus. A Virgem Santíssima nos ensina a seguir Jesus com a esperança e com a alegria de quem encontrou um grande tesouro: o Reino de Deus é a nossa maior riqueza.

Padre Eduardo Catalfo
Reitor do Santuário de Aparecida

Escrito por
Padre Eduardo Catalfo  (A12)
Padre Eduardo Catalfo

Reitor do Santuário Nacional de Aparecida. É sacerdote redentorista há mais de 22 anos, tendo ingressado no Seminário Redentorista Santo Afonso há 35 anos. É formado em Filosofia, Teologia e Jornalismo. Trabalhou como Pároco, Diretor no Seminário Maior Redentorista, Professor de Teologia e Diretor Editorial Adjunto na Editora Santuário

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Academia Marial, em Artigos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.