Catequese

O Mistério da Visitação: prelúdio da missão do Salvador

Celebração de 31 de maio recorda a visita de Nossa Senhora a Isabel, gesto de serviço e anúncio da salvação.

Escrito por Rita de Sá Freire

26 MAI 2015 - 09H40 (Atualizada em 28 MAI 2025 - 15H50)

Reprodução: Museu do Louvre

Ao longo do ano, a Igreja celebra com alegria as festas em honra da Santíssima Virgem. O mês de maio é dedicado a Maria, a Mãe de Deus. Nesse mês, devemos reforçar nossa devoção a Nossa Senhora, honrando-a de modo especial: venerando suas imagens, adornando seus altares com flores, visitando seus santuários, usando vestes nas cores azul e branco, rezando o terço meditado e realizando, a cada dia, um gesto de amor a Maria.

A devoção a Maria segundo a Igreja

De acordo com a Exortação Apostólica Marialis Cultus, do Papa São Paulo VI, para a reta ordenação e desenvolvimento do culto à Bem-Aventurada Virgem Maria:

“Na Virgem Maria, de fato, tudo é relativo a Cristo e dependente d'Ele: foi em vista d'Ele que Deus Pai, desde toda a eternidade, a escolheu Mãe toda santa e a plenificou com dons do Espírito, a ninguém mais concedidos. A genuína piedade cristã, certamente, nunca deixou de pôr em realce essa ligação indissolúvel e a essencial referência da Virgem Maria ao Divino Salvador. (...) Isto concorrerá, sem dúvida, para tornar mais sólida a piedade para com a Mãe de Jesus e fazer dela um instrumento eficaz para que alcancemos todos 'o pleno conhecimento do Filho de Deus, o estado de homem perfeito, a medida da plena estatura da plenitude de Cristo'” (Ef 4,13).

A Festa da Visitação de Nossa Senhora

No dia 31 de maio, celebramos a Festa da Visitação de Nossa Senhora, segundo mistério gozoso do Rosário.

Esta celebração teve início com São Boaventura entre os franciscanos, em 1263, e tornou-se festa universal em 1389, durante o pontificado de Urbano VI, com o objetivo de promover, pela intercessão de Maria, a paz e a unidade dos cristãos, então divididos pelo Grande Cisma do Ocidente.



O encontro de Maria e Isabel

Nesta data, recordamos a visita de Nossa Senhora à sua prima Isabel, após saber, na Anunciação, que ela também esperava um filho:

“Também Isabel, tua parenta, até ela concebeu um filho na sua velhice; e já está no sexto mês aquela que é tida por estéril, porque a Deus nenhuma coisa é impossível. Então disse Maria: Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo afastou-se dela. Naqueles dias, Maria se levantou e foi às pressas às montanhas, a uma cidade de Judá. Entrou na casa de Zacarias e saudou Isabel.

Ora, apenas Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança estremeceu no seu seio; e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. E exclamou em alta voz: Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! Donde me vem esta honra de vir a mim a mãe do meu Senhor? Pois assim que a voz da tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança estremeceu de alegria no meu seio. Bem-aventurada és tu que creste, pois se hão de cumprir as coisas que da parte do Senhor te foram ditas.” (Lc 1,36-45)

“...a visita da Virgem Maria a Isabel teve por objetivo não apenas santificar João Batista por meio do Verbo Encarnado — Jesus — que Maria trazia em seu ventre, mas também demonstrar sua atitude em servir.”

Maria, modelo de serviço e caridade

No versículo de Lc 1,38, Maria se declara serva do Senhor, aceitando sua missão de colaborar no projeto de salvação. Ela se coloca inteiramente à disposição da vontade de Deus e, por isso, entoa o Magnificat.

A visita da Virgem Maria a Isabel teve não só a finalidade de santificar João Batista, mas também de manifestar sua disposição em servir. Maria é, portanto, modelo de caridade que todos devemos imitar. Nessa passagem, vemos claramente que Nossa Senhora está atenta às nossas necessidades e vem sempre ao nosso encontro. Como mãe caridosa, está sempre disponível, basta que a invoquemos:

“Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco. Bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.”

A presença de Maria é a presença de Cristo

Nas palavras de São João Paulo II, em sua homilia na Solenidade da Visitação, em 31 de maio de 2001:

“Onde está Maria, está Cristo; e onde está Cristo, está seu Espírito Santo, que procede do Pai e Dele no mistério sacrossanto da vida trinitária.”

O significado da Visitação para nós

Tudo em Maria é dom de Deus. Por isso, a Visitação representa um prelúdio de Pentecostes, uma antecipação do projeto salvífico de Deus.

Peçamos a Maria, Templo da Santíssima Trindade, que nos ajude a levar a Boa Nova de seu Filho Jesus às pessoas e a servir com amor e generosidade.

.:: Nossa Senhora da Visitação, rogai por nós!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rita de Sá Freire, em Catequese

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...