Por Academia Marial Em Catequese Atualizada em 02 OUT 2017 - 10H43

Novena da Padroeira 2014: Com a mãe Aparecida, ser solidário na dor!

Invocações laudatórias à Mãe Aparecidana Novena da Padroeira do Brasil – 2014

  Pe. Domingos Sávio da Silva, C.Ss.R.
Reitor do Santuário Nacional de Aparecida

 

Novena da Padroeira 2014: Com a mãe Aparecida, ser solidário na dor!Durante nove dias vivemos a novena de Nossa Senhora Aparecida, este ano com o tema: “Com a mãe Aparecida, ser solidário na dor!”. Meditando a cada dia os mistérios dolorosos do terço, revivemos com a Mãe o caminho de dor e morte de Jesus.

A cada dia também aprendemos com a Mãe a termos um olhar solidário diante dos sofrimentos e das injustiças que encontramos, com muita fé e esperança nas promessas de Deus.

Relembramos aqui as laudatórias proclamadas por Pe. Domingos Sávio ao final de cada celebração refletindo o lema de cada dia. 

1º Dia Maria: Defensora da dignidade humana

03/10

Veja a homilia de Dom Wilson Luís Angotti Filho – Bispo Auxiliar de Belo Horizonte/MG

 2º Dia Maria: Presença consoladora na dor

04/10

“Jesus começou a sentir pavor e angústia… (e) disse: ‘sinto uma tristeza mortal!’” (Mc 14,33b.34a). Mãe Aparecida, por que não fostes até vosso Jesus e não O tirastes daquele tormento? Ah sim, porque não éreis Mãe apenas de Jesus, Vós pensastes também nos outros filhos e filhas vossos, pensastes em mim, em… Sem a agonia de vosso Jesus, eu, …, a inteira humanidade, inclusive Vós mesma, ficaríamos sem Jesus, sem Salvação! Agora também entendo: quantas vezes Vos peço ou peço ao Pai por meio de Vós: “afastai de mim este cálice!”, este sofrimento, e não acontece o que eu peço. É que Vós preferis agonizar comigo como um dia Vós preferistes agonizar com vosso Jesus em benefício de tantos outros vossos filhos e filhas. Ensinai-me então a também dizer: “Não seja feito o que eu quero, porém, o que Tu queres (ó Pai)” (v. 36c), amém!

Veja a homilia de Dom Genival Saraiva de França – Bispo Diocesano de Palmares/Pe

 3º Dia Maria: Força dos que lutam pela justiça

05/10

“Nascido de mulher”, então nascido de Vós, ó Mãe Aparecida, o Pai enviou Seu Filho, “nascido sujeito a Lei”, na condição de escravo para nos resgatar e de escravos nos fazer de nós seus filhos e filhas adotivos. Sim, querida Mãe, para não nos negar tão grande dom, tornarmo-nos em vosso Filho Jesus filhos e herdeiros de Deus, Vós suportastes tudo, também a horrível flagelação de vosso Jesus, carne de vossa carne. Muito obrigados, ó Mãe por tão grande amor. Libertados do pecado, nos passos de vosso Filho Primogênito, queremos também nascer de Mulher, nascer de Vós para que o Pai envie “aos nossos corações o Espírito do Seu Filho, que (clame em nós): ‘Abba, Pai!’”. Mãe querida, que assim seja, amém!

Veja a homilia de Dom João Bosco Barbosa de Souza – Bispo Diocesano de Osasco/SP

 4º Dia Maria: Consoladora dos excluídos

06/10

Mãe Aparecida, já para vosso Filho Jesus, em extremo abandono, e para todos vossos demais filhos e filhas excluídos, Vós sois coração que acolhe! Dai-nos ter esse coração solidário, abrigo para os irmãos excluídos! Crescendo nessa solidariedade, preparemo-nos para celebrar em 2017 o Jubileu Tricentenário de vosso aparecimento entre nós!

Veja a homilia de Dom Edmilson Amador Caetano - Bispo Diocesano de Guarulhos/SP

 5º Dia Maria: Socorro dos oprimidos e aflitos

07/10

Ó Mãe, como nos fala ao coração vossa Imagem do Perpétuo Socorro: vosso Jesus em vosso colo, agarrando vossa mão em busca de socorro diante dos instrumentos de Sua paixão e morte! Ensinai-nos a ser esse socorro aos irmãos oprimidos e aflitos!

Veja a homilia de Dom Wilson Tadeu Jonck – Arcebispo Metropolitano de Florianópolis/SC

 6º Dia Maria: Auxílio dos promotores da vida

08/10

Querida Mãe, estáveis noiva, já sonháveis a Santidade de vosso útero como primeiro sacrário a acolher o divino dom da vida! Mas, acolhestes, em vosso útero, Deus que assim divinizou o que Ele criara santo. Ajudai-nos a transformar em fortaleza esse sacrário da vida, a ser defendido com todas as armas e até o último alento de nossas forças, amém!

Veja a homilia de Dom Mário Antonio da Silva – Bispo Auxiliar de Manaus/AM

 7º Dia Maria: Modelo de fidelidade a Deus e ao evangelho

09/10

Mãe Aparecida, fostes mestra do Deus-Homem: “Jesus desceu com seus pais para Nazaré e era obediente a eles” (Lc 2, 51a), mas também quanto aprendestes com vosso Filho! Dai-nos, ó Mãe, também seguir Jesus: colocar o Pai e Seu Evangelho acima de tudo, até mesmo de nossa própria vida, amém!

Veja a homilia de Dom Jaime Spengler – Arcebispo Metropolitano de Porto Alegre/RS

 8º Dia Maria: Mãe compassiva da humanidade

10/10

Na cruz, foi quando vosso Jesus mais precisou de vós como Mãe! E ali, Ele Vos deu por Mãe a todos nós. Em nossa cruz, contamos convosco! Em suas cruzes, que nossos irmãos e irmãs possam contar com nossa solidariedade compassiva, que de vós queremos aprender, amém!

Veja a homilia de Dom João Inácio Muller - Bispo Diocesano de Lorena/SP

 9º Dia Maria: Esperança do povo do Senhor

11/10

Veja a homilia de Dom José Francisco Rezende Dias – Arcebispo Metropolitano de Niterói/RJ

 “Eu avalio a Novena pela emoção que nós sentimos e por tantas que pessoas que sentiram Nossa Senhora falando ao coração”. (Pe. Domingos Sávio)

 Confira a emoção destes melhores momentos da Novena e da Festa da Padroeira,  do  Portal A12:

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Academia Marial, em Catequese

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.