Por Rita de Sá Freire Em Catequese

Os Dogmas Marianos – Introdução

dogmas

Nós cristãos, precisamos conhecer os dogmas marianos, pois a formação mariana requer o estudo desses dogmas, do seu conteúdo e seu significado na vida cristã. Os dogmas marianos foram conquistados ao longo da história do cristianismo e fazem parte do patrimônio e da doutrina da Igreja Católica. Podemos dizer que os dogmas marianos glorificam Maria, pois manifesta sua importância para a Igreja, o corpo místico de Cristo.

Na Igreja Católica Apostólica Romana, um dogma é uma verdade absoluta, definitiva, inalterável, inquestionável e inteiramente segura sobre a qual não pode haver nenhuma dúvida. Uma vez proclamado solenemente, nenhum dogma pode ser revogado ou negado, nem mesmo pelo Papa ou por decisão conciliar. Por isso, os dogmas integram a base inalterável de toda a Doutrina Católica e qualquer católico é obrigado a aderir, aceitar e acreditar nos dogmas de uma maneira irrevogável.

“O Magistério da Igreja empenha plenamente a autoridade que recebeu de Cristo quando define dogmas, isto é, quando, utilizando uma forma que obriga o povo cristão a uma adesão irrevogável de fé, propõe verdades contidas na Revelação divina ou verdades que com estas têm uma conexão necessária .”(D39§88)

Os dogmas marianos iluminam a vida espiritual dos cristãos. “Os dogmas são luzes no caminho de nossa fé, que o iluminam e tornam seguro” (Catecismo da Igreja Católica, nº89).

Os dogmas que fazem referência à Virgem Maria são quatro: dois da Igreja antiga dos primeiros séculos da cristandade – a Maternidade Divina e a Virgindade Perpétua e dois dos tempos modernos – a Imaculada Conceição e a Assunção de Maria.

Podemos definir, sinteticamente, cada Dogma Mariano da seguinte forma:

1. A Maternidade Divina: Maria é a Mãe de Deus (“Theotokos”) – Mãe de Jesus homem e Jesus Deus;

2. Virgindade Perpétua: Maria é sempre virgem: antes, durante e depois do parto;

3. A Imaculada Conceição: Maria foi concebida sem pecado original;

4. A Assunção: Maria foi assunta aos céus em corpo e alma.

Cada Dogma Mariano será tratado nos artigos seguintes:
Dogmas Marianos – A Maternidade Divina – Parte 2;
Dogmas Marianos – A Virgindade Perpétua– Parte 3;
Dogmas Marianos – A Imaculada Conceição – Parte 4;
Dogmas Marianos – A Assunção – Parte 5.

 

2 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rita de Sá Freire, em Catequese

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...