Por Academia Marial Em Notícias Atualizada em 27 MAR 2019 - 15H16

37ª Semana do Aleijadinho – um legado de arte e de fé

 

 

800px_aleijadinho_01

O 200º ano da morte de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, Patrono das Artes do Brasil será motivo de muitas homenagens. A 37ª Semana do Aleijadinho, evento promovido tradicionalmente em Ouro Preto, este ano, irá passar também por Belo Horizonte, Congonhas, Sabará, Tiradentes, São João del-Rei e Mariana. Entre os dias 1º e 30 de novembro, palestras, mostras, atrações musicais, documentário inédito e lançamento de livro ocorrerão simultaneamente.

O projeto contempla a realização de seminários, palestras e exposições itinerantes, a partir de 17 de novembro. Além disso será lançado o livro ‘Aleijadinho – 200 anos’, bilíngue, com textos dos principais especialistas e pesquisadores da obra de Aleijadinho, imagens de todas as obras pintadas por Carlos Bracher em Belo Horizonte, Ouro Preto, Congonhas, São João del-Rei, Tiradentes e Sabará. Do projeto, surge também o documentário ‘Nos passos de Aleijadinho’, sobre o processo de pintura do artista plástico Carlos Bracher fazendo uma releitura das obras de Aleijadinho.

Criada em 1968, mesmo ano da fundação do Museu Aleijadinho, em uma feliz iniciativa da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição em Ouro Preto, a Semana do Aleijadinho tem a finalidade de homenagear o grande artista. Tem, ainda, o objetivo de contribuir para a preservação da memória artística, histórica e cultural de Ouro Preto e Minas Gerais; a valorização dos artistas contemporâneos, com especial realce, neste ano, às comemorações do Bicentenário da Morte do Grande Mestre.

Em 2014 destacam-se na programação o livro “Aleijadinho – 200 anos” e o documentário “Nos passos de Aleijadinho”, pensados e produzidos especialmente para a ocasião, fundamentados no trabalho de Carlos Bracher.

transferir

 De 1º a 30 DE NOVEMBRO, confira a programação de cada cidade aqui.

Assembleia da Academia

 

assembleia-2014-destaque

Vale lembrar que a Academia Marial de Aparecida também homenageia Aleijadinho na sua Assembleia anual dos associados, dia 06 de dezembro de 2014. Tendo como tema “Maria, ícone da Igreja solidária nas dores do povo”,  a imagem de Nossa Senhora das Dores de Aleijadinho é o ícone do convite.

Uma das palestras do dia será: “A obra de Aleijadinho e os mistérios dolorosos” – (2014 – Bicentenário da sua morte), com o historiador Ir. José Mauro Maciel. Fazendo referência à  temática da Festa de Nossa Senhora Aparecida deste ano discorrerá sobre a vida do mestre  do barroco brasileiro e a influência religiosa sobre suas obras.

Confira a programação clicando na imagem ao lado.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Academia Marial, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.