A Igreja celebra hoje o Dia do Nascituro

No dia 08 de outubro celebramos o dia do Nascituro, que vem do Latim nascituru – aquele que há de nascer. A data celebra, então, o direito à proteção da vida e saúde, à alimentação, ao respeito e a um nascimento sadio. O objetivo é suscitar nas consciências, nas famílias e na sociedade o reconhecimento do sentido e valor da vida humana em todos os seus momentos.
Desde 2005, a Igreja realiza, entre os dias 1º a 7 de outubro, a Semana Nacional da Vida, instituída pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), culminando hoje com o Dia do Nascituro (08). É uma data fixa no calendário da CNBB.
A Comissão Vida e Família da CNBB destaca que:
“A atividade da Semana Nacional da Vida e do Dia do Nascituro é uma feliz iniciativa da Igreja. Busca ecoar na consciência, não só dos católicos, mas também de todos os homens e mulheres de nossa sociedade, o quão é necessário criar uma cultura da vida numa realidade que, muitas vezes, passou a considerar certas condições humanas como descartáveis”.
Este ano trouxe o tema “Vida e Missão: lançar as redes em águas mais profundas”. Neste período, as dioceses são convidadas a desenvolverem atividades em torno do tema, propõe à sociedade o debate sobre os cuidados, proteção e a dignidade da vida humana em todas as suas fases, desde a concepção até seu fim natural.
Para auxiliar na organização e vivência desta mobilização a Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB e Comissão Nacional da Pastoral Familiar criou o subsídio “Hora da Vida”. Esse subsídio consiste em atividades para sete encontros com diferentes abordagens, baseado na Exortação Apostólica do papa Francisco, Evangelli Gaudium.
Como disse Madre Teresa de Calcutá: “A vida é a VIDA, defende-a.”
ORAÇÃO
Amém.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.