Por Academia Marial Em Notícias

Festa de Nossa Senhora dos Navegantes 2015 traz a “Alegria do Evangelho” como tema

 

 

nossa_senhora_dos_navegantes_site

Em 2015, uma das mais tradicionais celebrações marianas de Porto Alegre, a Festa de Nossa Senhora dos Navegantes terá  como temática “A alegria do Evangelho” para seu novenário que se inicia em 24 de janeiro e se encerra com a festa no dia 02 de fevereiro. Este ano contará  com a participação especial do representante do Papa Francisco no Brasil, dom Giovanni D’Aniello.

O lema deste ano  “Navegantes: Há 140 anos um espaço de Fé, cultura e solidariedade” retrata os 140 anos da festa que entre outras atividades inclui  um documentário, com material gravado em DVDs. André Cardoso Vasques, provedor da Irmandade de Nossa Senhora dos Navegantes, organizadora do evento, ressalta que “recontar a história dessa festividade significa recontar a história de Porto Alegre, pois elas se misturam desde o início, com a chegada dos colonizadores”.

Além do documentário, uma exposição fotográfica com imagens impressas em 60 painéis também está sendo exibida no ginásio Arthur Wickert, localizado atrás do Santuário de Navegantes. As fotografias, alusivas aos 140 anos da festa, estarão no local até o dia 2 de fevereiro. Depois, segundo Vasques, a mostra se transformará em um memorial.

O calendário de atrações terá início no dia 18, com uma missa no santuário e o translado da imagem de Nossa Senhora dos Navegantes em procissão até o Santuário Nossa Senhora do Rosário, na rua Vigário José Inácio, Centro da Capital. Antes mesmo da grande festa, paróquias da Arquidiocese receberão a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora. A ação motiva os fiéis a vivenciarem a fé em Nossa Senhora, além de convidar às comunidades para este evento arquidiocesano.

No próprio dia 2 de fevereiro, as atividades terão começo às 7h, com a missa do arcebispo de Porto Alegre, dom Jaime Spengler. Ao final dela, será realizada a procissão de retorno da imagem do Centro ao bairro Navegantes. Às 10h30min, após a procissão, ocorre a missa campal, presidida pelo núncio apostólico, Dom Giovanni D’Aniello. Durante a tarde, haverá apresentação de bandas católicas e será oportunizada a confissão.

A expectativa de público é de 180 mil pessoas pela manhã e 120 mil visitantes à tarde.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Academia Marial, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.