Por Academia Marial Em Notícias

Inaugurada II Exposição Franciscana de Presépios

No dia 25 de outubro de 2014, Festa de São Frei Galvão,  foi inaugurada a II Exposição Franciscana de Presépios, em Guaratinguetá-SP.

A exposição de presépios é uma tradição da família Franciscana. Em meados dos anos 70 os frades Paulo Limper e Estêvão Ottenbreitt, iniciaram na Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil a tradição de fazer exposição de presépios pelos conventos. Desde então o acervo faz parte de uma grande coleção de presépios do mundo inteiro e conta com cerca de 800 conjuntos de diversos tipos, tamanhos, materiais e técnicas que revelam o mistério do Nascimento de Jesus nas mais variadas representações plásticas. No Convento São Francisco, na cidade de São Paulo, desde ano de 1989, acontece no final do ano uma mostra com presépios inéditos atraindo um numeroso público. Com este rico e diversificado acervo, muitos conventos franciscanos dos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e de Angola-África, mantiveram a tradição de expor durante o Natal estes conjuntos, dando às pessoas a oportunidade de se preparar para o verdadeiro sentido do Nascimento de Jesus e também conhecer as culturas dos povos.

A II EXPOSIÇÃO FRANCISCANA DA PRESÉPIOS:

No Seminário Frei Galvão, a iniciativa em expor os presépios numa mostra de longa duração começou em 2009 e ficou até julho deste ano, tendo sido visitada por mais de 350 mil pessoas.

Na II Exposição Franciscana de Presépios o salão foi ambientado como se fosse uma grande estrebaria. Os presépios estão em nichos e cobertos por esteiras. Cada presépio é ambientado num cenário próprio e com os mais diversos materiais. Tudo é praticamente reciclado. A cenografia é muito simples e possui respaldo museográfico para dar destaque ao Menino Deus e as demais figuras do presépio. Assim, a tradição iniciada em 1223, por São Francisco de Assis, na cidade de Greccio/Itália, quando encenou pela primeira vez a cena do nascimento de Jesus, podendo sentir como o Menino Deus viveu naqueles primeiros dias: na humildade, no despojamento, no frio e entre os animais é mantida em todo até hoje pelos frades e pelo povo que buscar vivenciar e reviver este momento.

E, com o tema “Deus armou a sua tenda entre nós”, a II Exposição que terá um ano de duração será um espaço de cultura, arte e evangelização, que permitirá aos visitantes reviver o nascimento de Jesus, por meio de representações produzidas com materiais e técnicas variadas e acervo oriundo de diversos países. Na mostra será possível ver cerca de vinte cinco presépios, incluindo algumas miniaturas das cidades de São Paulo, incluindo um de Guaratinguetá, de Alagoas, de Minas Gerais e do exterior dos países da Alemanha, Áustria, Itália, Espanha, África, Bolívia, Chile, Peru, México, entre outros. A curadoria escolheu um variado acervo que procura contemplar a multiplicidade de gosto.

A CURADORIA

A concepção, montagem e supervisão desta exposição ficaram a encargo dos frades franciscanos e a curadoria foi feita pelo Departamento dos Bens Culturais da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, com trabalho de marcenaria de Frei Osmar Dalazen e do museólogo Frei Róger Brunorio, responsável pela Coleção Franciscana de Presépios e pela exposição que acontece há 25 anos no Convento São Francisco, centro de São Paulo.

SOBRE O SEMINÁRIO:

O Seminário Franciscano Frei Galvão pertence ao mesmo grupo de frades do qual Frei Galvão fez parte, a Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil. Esta casa Franciscana possui duas missões: Formação dos futuros franciscanos e Serviço de acolhimento aos devotos de Frei Galvão.

SOBRE A VISITAÇÃO:

Os visitantes provenientes de todo o Brasil são recebidos pelos frades, podendo em seguida receber as “pílulas de Frei Galvão” e realizar um tour nas dependências do Seminário – Exposição Franciscana de Presépios (peças de mais de 20 países); Exposição Franciscana (mais de 100 representações de São Francisco de Assis); Imagem de Nossa Senhora de Fátima (10m – 2º maior do mundo); Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, Via-Sacra Franciscana; Mausoléu Franciscano; e ainda, a possibilidade de se ouvir cantos gregorianos e conhecer a vida de Frei Galvão, estampadas em banners, complementam a visitação.

INFORMAÇÕES SOBRE A VISITAÇÃO:

- Gratuita e aberta das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h30, todos os dias, inclusive finais de semana e feriados.

- O Seminário fica a 10 km de Basílica de Aparecida e a 25 km da Canção Nova.

 

 

mostra_guara

CONTATOS:

Seminário Franciscano Frei Galvão

Avenida Integração, 151 – Bairro São Bento – Guaratinguetá/SP

(12) 3132-6233 / freigalvao@franciscanos.org.br

 

Guardião – superior do Seminário: Frei João Francisco da Silva

Curador da Exposição Franciscana de Presépios: Frei Roger Brunório

Administrativo/acolhimento: Frei Soneca, Giovanni Bezerra e Dioni Jung

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Academia Marial, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.