Por Academia Marial Em Notícias

Inaugurada a primeira Mesquita dedicada a Virgem Maria na Síria

mesquita_siria

No último dia 6 de junho  foi inaugurada a Mesquita Al-Sayyida Maryam, localizada na cidade costeira de Tartous, na Síria. Ela é dedicada a ninguém menos que a Virgem Maria, mãe de Jesus Cristo.

Al-Sayyida Maryam é um dos diversos nomes árabes da Mãe de Jesus.

Segundo Mohammad Abdul-Sattar al-Sayyed, o ministro sírio dos Bens Religiosos, esta novidade representa o real sentido de uma mesquita: convidar os fiéis à fraternidade. O Patriarcado Maronita em Tartous e Lattakia elogiou a iniciativa e declarou que ela destaca o compartilhamento de uma mensagem sublime de amor e de paz por parte de cristãos e muçulmanos.

O que pode parecer um anacronismo, na verdade não é, pois no Alcorão existe uma verdadeira veneração a Ela. É citada 34 vezes em suas páginas, a Sura 19 é interiamente dedicada à Virgem. Um dos maiores estudiosos católicos contemporâneos sobre este tema, o franciscano florentino Giulio Basetti-Sani (1912-2001), discípulo do orientalista Louis Massignon, dedicou a sua vida à difusão do conhecimento sobre a religião islâmica, sentida por ele como uma “fé irmã”. Maria é reconhecida pelo islã como a mãe do profeta Jesus, mais do qualquer membro da família do profeta Maomé. Além disso, ela é a única mulher que dá nome a uma sura (capítulo) do alcorão: a sura 19 se chama Maryam, Maria em árabe. A Virgem Maria é apresentada como “escolhida por Deus” e “eleita entre todas as mulheres da Criação” (Sura 3,42). Lê-se nos versículos 34-36 da Sura 19, onde é narrado o acontecimento de uma virgem que, afastando-se da família, tem um filho (‘Masîh’, o ‘Ungido’, um dos nomes tradicionais de Jesus), ‘dom’ de Alá que ‘cria aquilo que quer’.

Como tantas vezes ao longo da história, que Maria seja mediadora entre os homens para, finalmente, chegarmos à paz!

[Saiba mais sobre A Virgem Maria segundo o Islamismo]

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Academia Marial, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.