Por Flávia Gabriela Em Notícias

Livro reflete significado da Imagem e mensagem de Aparecida

iconografia_de_aparecida_capa

A Editoria Paulus lança no próximo dia 1º de julho o livro: "Iconografia de Aparecida - teologia da Imagem". A produção traz um resumo de todo o conteúdo abordado durante o IX Congresso Mariológico, realizado pela Academia Marial em setembro de 2015, em Aparecida.

O lançamento acontecerá na livraria Paulus, localizada no Centro de Apoio ao Romeiro, pátio da Basílica de Aparecida, na Asa Norte, a partir das 17h.

Segundo padre Valdivino Guimarães, diretor da Academia Marial e organizador da publicação, a obra é fruto da reflexão e profunda pesquisa sobre o tema da iconografia de Nossa Senhora Aparecida.

"Através da contribuição de teólogos, historiadores e especialistas em arte sacra, podemos compreender a teologia da imagem de Maria, numa abordagem bíblica, teológica e pastoral, partindo da imagem de Aparecida e de sua mensagem para a caminhada de fé da Igreja", explica.

O livro, cujo prefácio foi escrito pelo Cardeal Arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno Assis, traz textos de padre Osmar Cavaca, Irmã Lina Boff, Padre Zezinho, Cláudio Pastro, Irmão Afonso Murad e Maria Inês Lopes Coutinho.

Os capítulos dos livros trazem assuntos diversos relacionados ao tema da Iconografia. O capítulo 1 traz reflexões sobre o diálogo entre antropologia da linguagem visual e a teologia. O capítulo 2 aborda o tema imagem da mulher na bíblia, com um anexo sobre a catequese das imagens. Já o capítulo 3, escrito pelo artista sacro Cláudio Pastro, discorre sobre os aspectos da linguagem nos âmbitos humano e divino da Imagem. O capítulo 4 faz uma introdução à teologia da Imagem.

O último capítulo traz um descritivo sobre o sentido histórico, estilístico e atribuições de autoria da imagem de Nossa Senhora Aparecida encontrada no Rio Paraíba do Sul, bem como estudos técnicos comparativos com obras do acervo do Museu de Arte Sacra de São Paulo.

O livro deve se tornar leitura obrigatória àqueles que se propuserem aos estudos no âmbito da Mariologia.

À venda na Academia Marial de Aparecida e nas Livrarias Paulus.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Flávia Gabriela, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.