Por Academia Marial Em Notícias

“MARIA, DISCÍPULA MISSIONÁRIA” – Catequese através da arte

Foto de: Nome do fotógrafo

maria_discipula_br_1

Artista retrata a vida da Virgem Maria como discípula e missionária em 49 obras que ficarão expostas entre maio e junho no Museu de Arte Sacra e Etnologia

Os privilegiados que estiverem em Fátima, Portugal, podem ver neste momento a vida de Maria e suas aparições através da arte de Mari Bueno.

Mato-grossense, a artista plástica está expondo suas obras entre os dias 03 de maio e 29 de junho, no Museu de Arte Sacra e Etnologia, localizado em Fátima.

 “Além de Nossa Senhora Aparecida [Brasil] e Nossa Senhora de Fátima [Portugal] os devotos irão conhecer mais sobre Nossa Senhora de Akita, do Japão, Nossa Senhora de Altötting, da Alemanha, Nossa Senhora de Guadulupe, do México, entre tantos outros nomes que foram atribuídos a Nossa Senhora ao passar dos anos em diversos locais do mundo. As obras também farão referência aos santuários mais visitados pelos fiéis nos quais ocorreram aparições da Virgem”, declarou a artista.

Com isso a exposição tem também uma função catequética, evidenciando a forma como os costumes locais agem na religião e servem como caminho para a vida cristã.

 

exposicao_mase_portugal_2_1

Em sua entrevista para o Jornal Santuário, em maio de 2013, a artista explica como a arte pode ajudar na evangelização: “Como um elemento a serviço da liturgia, a arte tem sua função mistagógica, auxiliando o fiel no encontro com o sagrado. Não deve ser vista como decorativa, mas resgatar o primeiro objetivo que era transformar as palavras em imagens. Hoje vemos a importância como elemento evangelizador e temos vivencias muito gratificantes em espaços sagrados onde a arte exerce sua função teológica e catequética. Muitas vezes dentro da catedral através de folders, catálogos ou palestras ministradas a grupos locais ou visitantes, temos surpresas encantadoras quando as pessoas conseguem através da imagem, de seus símbolos expressos pelas linhas, formas e cores, utilizarem a arte em seus momentos de oração, de reflexão, de entendimento da palavra, fazendo com isso que a arte sacra exerça o seu verdadeiro papel. Ela não é o mais importante dentro do espaço sagrado, não deve se transformar em um museu ou galeria nas paredes dos edifícios, mas sim estar a serviço da liturgia, auxiliando nas homilias e nas catequeses, nos encontros em comunidade e também nas experiências pessoais que levem a uma transcendência, conduzindo ao encontro com o Sagrado. Realizando também essa relação de proximidade entre Deus e o homem.”

Nesta mostra a artista traz a exposição de suas obras de forma que cronologicamente o visitante consiga acompanhar momentos da vida de Maria e geograficamente a localização das aparições nos 18 países escolhidos. As pinturas são acompanhadas de textos com explicações catequéticas, teológicas e simbólicas, utilizando a técnica de óleo sobre tela.

Este tema vem também ao encontro dos objetivos do MASE, um museu missionário, que reúne uma vasta coleção de elevadíssimo interesse artístico e cultural através das suas coleções de Arte Sacra.

A artista plástica Mari Bueno é formada em Arte Sacra e Espaço Litúrgico Celebrativo pelo ITESC (Instituto de Teologia de Santa Catarina- BRASIL) e pós-graduada em ArteSacra.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Academia Marial, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.