Por Victor Hugo Barros Em Notícias

Segundo módulo de pós-graduação em Mariologia chega ao fim

Foto de: Victor Hugo Barros

Turma de pós-graduação em Mariologia - Foto: Victor Hugo Barros

Turma de pós-graduação em Mariologia durante encerramento do segundo semestre

 

Terminou nesta quinta-feira (20) no Centro de Reuniões Santo Afonso de Ligório, em Aparecida (SP), o segundo módulo da pós-graduação em Mariologia. O curso, pioneiro no Brasil, é fruto de uma parceria entre a Academia Marial de Aparecida e a Faculdade Dehoniana. A especialização reúne estudiosos e pesquisadores de todo país em torno da figura de Maria.

“A pós-graduação é organizada em módulos para não dificultar a participação dos inscritos. Acolhemos aqui sacerdotes, pais e mães de família, enfim, pessoas que tem seu trabalho e que se programam neste período de férias para estar em Aparecida”, destaca do diretor da Academia Marial, padre Valdivino Guimarães.

Durante a segunda fase de encontros, os participantes estudaram a Patrística e os dogmas marianos. As aulas acontecem em formato de debates, e contam com professores especializados nos assuntos tratados.  “Vim estudar a pedido do bispo de minha Diocese, e consegui me aprofundar em muitos assuntos neste módulo que abordou temáticas tão importantes para a Igreja”, conta padre Marcelo da Silva, de São José do Rio Preto (SP).

Além dos encontros semestrais, o grupo mantém contato acadêmico por meio de uma plataforma virtual, onde há indicação de leituras que auxiliam no aprendizado do próximo módulo. O ambiente na rede ainda possibilita maior interação entre os estudantes, o que segundo padre Valdivino, beneficia os estudos.

As leituras realizadas ao longo do semestre são variadas, o que acaba fazendo a diferença na hora do encontro pessoal. “Passeamos pelos dogmas e foi muito interessante, já que observamos essas verdades de fé pela ótica da Sagrada Escritura, Tradição e do Magistério”, destaca padre Marcelo.

Para aproveitamento máximo do curso, as aulas acontecem de segunda a sexta-feira das 8h às 18h. A rotina puxada não deixa de lado a espiritualidade. Por este motivo, os trabalhos são iniciados com a missa às 7h, fazendo com que a fé caminhe junto com o conhecimento. “A gente sente que Nossa Senhora nos acolhe neste espaço, o que me faz ficar ainda mais satisfeita com essa pós. É maravilhoso!”, afirma Neizelane Melo, de Goiânia (GO).

O momento marca ainda, o início da preparação para a monografia que marcará o encerramento do curso. “As orientações da monografia já foram iniciadas, e ao fim do curso, os textos produzidos vão compor um livro acadêmico, contribuindo para a pesquisa mariológica”, salienta padre Valdivino.

Os encontros passam a partir de agora a serem realizados virtualmente até janeiro, quando ocorre mais uma fase do curso.

2 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Victor Hugo Barros, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.