Palavra do Associado

Maria e a primeira procissão de Corpus Christi

Escrito por Rita de Sá Freire

03 JUN 2015 - 10H24 (Atualizada em 06 JUN 2023 - 11H58)

Shutterstock/ Davi Correa

O dia de Corpus Christi acontece 60 dias após a Páscoa, que cai sempre numa quinta-feira. É uma data que nos convida à adoração ao Santíssimo Sacramento ao Cristo REAL, VIVO e Ressuscitado no meio de nós. 

Leia MaisConheça a Sequência de Corpus Christi7 curiosidades sobre a festa do Corpus Christi

A adoração nos aproxima mais d’Aquele que já está no meio de nós. É um momento de louvor, mas, sobretudo de silêncio e de escuta. Momento de intimidade com Nosso Senhor. 

Cabe ressaltar que Maria Santíssima foi a primeira adoradora eucarística e com Ela aconteceu a primeira procissão de Corpus Christi, quando foi visitar Isabel:

“Naqueles dias, Maria pôs-se a caminho para a região montanhosa, dirigindo-se apressadamente a uma cidade de Judá”. (Lc 1,39-41)

Vejamos que Maria não partiu de qualquer forma, mas APRESSADAMENTE para levar o Seu Jesus aos demais. Sabem o por quê? Porque após receber a visita do Anjo Gabriel, no momento da Anunciação e após seu “sim”, Maria foi invadida por uma alegria interior imensa. A alegria verdadeira que só Jesus nos dá!

Então, após o seu silêncio, pois Ela “meditava tudo em seu coração”, Maria sentiu a necessidade de compartilhar sua imensa alegria com os outros. Essa deve ser a nossa postura.

Lembremos que a vida da Virgem Maria é um testemunho integral de entrega a DEUS. À imitação de Maria, temos que ser mais adoradores do Santíssimo Corpo de Cristo e evangelizadores – devemos levar Jesus a todos.

Shutterstock/ Zvonimir Atletic
Shutterstock/ Zvonimir Atletic


Vale destacar alguns pensamentos de Santos acerca da Eucaristia e de Maria Santíssima:

"Glória ao remédio da vida". (Santo Efrém Sírio - 306-444)

“O pão de cada dia, que se torna como o remédio para a nossa fraqueza de cada dia."... "Ó reverenda dignidade do sacerdote, em cujas mãos o Filho de Deus se encarna como no Seio da Virgem". "A virtude própria deste alimento divino é uma força de união que nos une ao Corpo do Salvador e nos faz seus membros a fim de que nos transformemos naquilo que recebemos". (Santo Agostinho - 354-430).

Shutterstock /Sidney de Almeida
Shutterstock /Sidney de Almeida


“Ao comungarmos o corpo de Cristo nos transformamos em "Cristóforos", portadores de Cristo”. (São Cirilo de Alexandria -370-444).

Maria foi a primeira a adorar a Jesus Eucarístico, pois em seu seio virginal, ele fez morada”. (São Pedro Julião Eymard)

“(Maria) Ela serve de 'sacrário' – o primeiro 'sacrário' da história –, para o Filho de Deus, que, ainda invisível aos olhos dos homens, Se presta à adoração” (EE 55). (Encíclica Ecclesia de Eucharistia - Beato João Paulo II).

Sigamos nos passos de Maria, a primeira adoradora, a fim de encontrarmos o caminho seguro que nos leva ao céu. 

Rita de Sá Freire
Associada da Academia Marial de Aparecida
e-mail para contato: nospassosdemaria@gmail.com 

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rita de Sá Freire, em Palavra do Associado

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...