Palavra do Associado

Nossa Senhora da Assunção – A Virgem do Forte

Escrito por Academia Marial

25 JUN 2021 - 13H50 (Atualizada em 28 JUN 2021 - 16H49)

Aparecida Lembranças de fé

Título: Nossa Senhora da Assunção – A Virgem do Forte
Padroeira: Ceará
Festa: 15 de agosto

O rei de Portugal Dom João III, tomando a decisão de dividir o Brasil em capitanias hereditárias entregou ao português Antônio Cardoso de Barros, em 1535, a administração da então Capitania do Siará (ficou denominado assim a região correspondente as capitanias do Rio Grande, Ceará e Maranhão). Para Antônio Cardoso de Barros a região não despertava muito interesse. Em 1603, o açoriano Pero Coelho de Sousa lidera na região a primeira expedição. Da parte de Pero, existe um grande interesse em colonizar aquelas terras desprezadas por Antônio Cardoso de Barros. O açoriano instalou-se às margens do rio Pirangi (depois nomeado rio Siará) e ali foi construído o Forte de São Tiago, destruído anos depois por piratas franceses. Pero Coelho juntamente com sua esquadra enfrentou grandes dificuldades em colonizar as terras por conta dos índios da região que inconformados com a escravidão obrigaram os europeus a migrarem para a ribeira do rio Jaguaribe. Pero abandonou a capitania em 1607 devido a seca que assolou a região.

Foi em 1612 que o português Martim Soares Moreno, considerado o fundador do Ceará, instalou-se nas margens do Rio Siará (hoje Barra do Ceará), reconstruiu e ampliou o Forte de São Tiago e o nomeou de Forte de São Sebastião. Assim dava-se início a colonização da capitania do Siará. Em 1637, com a invasão dos holandeses, enviados para a região pelo príncipe Maurício de Nassau, tomaram o Forte São Sebastião. Em decorrência dos ataques indígenas a expedição foi dizimada. Os holandeses não desistiram e retornaram ao litoral brasileiro em 1649 instalando-se próximo ao rio Pajéu, no Siará, e ali construíram o Forte Schoonenborch.

É a partir da construção Forte Schoonenborch que a devoção a Nossa Senhora da Assunção, Padroeira de Fortaleza, começa a ganhar identidade. “A história de evangelização da padroeira no Ceará está presente desde o primeiro povoado na Barra do Rio Ceará, passando pela Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção e finalmente marcando sua presença como padroeira da cidade de Fortaleza” ¹ Em 1654, o Forte Schoonenborch foi tomado pelos portugueses, a expedição chefiada por Álvaro de Azevedo Barreto, renomeou o Forte Schoonenborch de Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção. É a partir de 1726, que a vila de Fortaleza passou a ser oficialmente a capital do Ceará após disputas com Aquiraz.

““Para os devotos da Mãe de Jesus, muito mais do que uma figura histórica, Maria é a pureza da divindade e do amor maternal.” Há mais de uma década, quando foi criada a primeira caminhada com Maria, a procissão religiosa arrasta multidões... “O Papa João Paulo estabeleceu o ano do rosário, e pediu que todas as dioceses do mundo dessem sua manifestação de fé. A arquidiocese (do Ceará) fez esse momento resgatando as origens, escolhendo a data da padroeira de Fortaleza. Na primeira caminhada a imagem de Maria saiu do forte para a Barra do Ceará”. ¹

A devoção ao orago de Nossa Senhora da Assunção está em torno da proclamação do Dogma de Fé da Assunção da Bem-aventurada Virgem Maria aos céus em corpo e alma. O dogma foi proclamado pelo Papa Pio XII em 1950 através da constituição Munificentissimus Deus. Durante séculos questionou-se se realmente a Virgem Imaculada teria morrido como todas as demais criaturas. Questionava-se se no derradeiro momento a Virgem teria adormecido como em um sono profundo e levada para junto de Deus em corpo e alma.Leia MaisNossa Senhora da Assunção – Senhora de La AntiguaAssunção da Virgem Maria - 15 de agostoAssunção de Nossa Senhora: Solenidade da esperança e alegria cristã

“Esta crença formou-se a partir de três passagens das sagradas escrituras, nas quais se diz expressamente que a morte entrou no mundo por culpa do pecado de Adão e Eva. Esses textos encontram-se no livro de Genesis (cap. 3), no da Sabedoria (2,23-24) e nas cartas de São Paulo (Rm 5,12; 1 Cor 15,21). Se isto é assim – diziam –, antes de aquele pecado ter sido cometido as pessoas eram todas imortais e gozavam no Paraíso terreal de imunidade perante a dor, a doença e a velhice. E se os seres humanos perderam a imortalidade com o pecado, a Virgem Maria, ao ser a única criatura no mundo que nunca pecou, não devia morrer. Por isso – concluíam – deveu passar diretamente da vida terrena para a vida eterna”. ²

Diante desse e muitos outros questionamentos o Papa Pio XII declara na constituição Munificentissimus Deus:

“Cristo, com Sua morte, venceu o pecado e a morte e sobre esta e sobre aquele alcançará também vitória pelos merecimentos de Cristo quem for regenerado sobrenaturalmente pelo batismo. Mas por lei natural Deus não quer conceder aos justos o completo efeito dessa vitória sobre a morte, senão quando chegar o fim dos tempos. Por isso, os corpos dos justos se dissolvem depois da morte, e somente no último dia tornarão a unir-se, cada um com sua própria alma gloriosa. Mas desta lei geral Deus quis excetuar a Bem-Aventurada Virgem Maria. Ela, por um privilégio todo singular, venceu o pecado; por sua Imaculada Conceição, não estando por isso sujeita à lei natural de ficar na corrupção do sepulcro, não foi preciso que esperasse até o fim do mundo para obter a ressurreição do corpo” ³

“Com a chegada da proclamação da República, o forte (Nossa Senhora da Assunção) foi desativado e ficou sob a responsabilidade do Governo do Estado do Ceará. Atualmente no local, funciona a 10° Região Militar. Tornando-se símbolo importante na história da fundação de Fortaleza, Nossa Senhora da Assunção foi então consagrada como padroeira da cidade e desde então ocorre a tradicional Caminhada com Maria, reunindo uma multidão de fiéis que saem em procissão do Santuário de Nossa Senhora da Assunção, no bairro Vila Velha, em direção à Catedral Metropolitana de Fortaleza, onde a imagem da padroeira é coroada... Além de Fortaleza, Nossa Senhora da Assunção também é padroeira de Viçosa do Ceará, na região da Ibiapaba, e em Itapipoca, localizada na região norte. Na cidade de Caucaia, segunda capital em número de população do estado, hoje também é feriado e os moradores comemoram o dia de Nossa Senhora dos Prazeres, padroeira do município”. 4

Vinícius Aparecido de Lima Oliveira
Associado da Academia Marial de Aparecida

Bibliografia:

1. CONTEÚDO aberto. In: O povo online – A historia da padroeira de Fortaleza. Disponível em: . Acesso em: 10 jun 2021.

2. VALDÉS, Ariel Álvares. A virgem maria pode aparecer? Fátima, PT: Difusora Bíblica, 2017.

3. CONTEÚDO aberto. In: Canção Nova – Conheça os motivos pelos quais a Igreja proclamou a Assunção de Nossa Senhora. Disponível em: < https://formacao.cancaonova.com/nossa-senhora/dogma/conheca-os-motivos-pelos-quais-a-igreja-proclamou-a-assuncao-de-nossa-senhora/>. Acesso em: 10 jun 2021.

4. CONTEÚDO aberto. In: Ceará agora – Feriado de Nossa Senhora da Assunção – entenda a história por trás da data. Disponível em: < https://cearaagora.com.br/feriado-de-nossa-senhora-da-assuncao-entenda-a-historia-por-tras-da-data/>. Acesso em: 10 jun 2021.

Olhar de maria
Palavra do Associado

O olhar da Mãe no caminho da cruz

Maria olha profundamente nos olhos do seu Filho: o amor nos faz ver de modo semelhante. Maria aceitou e realizou a obra do Espírito Santo, pelo seu fiat o “Verbo se fez carne”. Como é possível? Pode-se questionar! Um cristão tem consciência de que não está trabalhando sozinho. Cada um dos seus atos nasce da sinergia, da colaboração divino-humana, isto é, do seu próprio esforço e da graça do Espírito Santo.

Santa Maria, Mãe de Deus, Nossa Senhora, Maria
Homilias

Santa Missa da Solenidade da Santa Mãe de Deus

Celebramos nesta Segunda-feira, dia 1º de janeiro do ano da graça de 2024, a Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus e o dia mundial da paz. Peçamos a intercessão de Nossa Senhora pela paz mundial, que todos os povos se unam num único objetivo que é promover a paz.

Nossa Senhora da Guadalupe - wide
Homilias

Santa Maria Sempre Virgem de Guadalupe (Coatlaxopeuh)

A aparição de Maria no México possui uma grande gama de sinais e significados; um milagre que podemos dizer que é o mais extraordinário que Deus realizou através da Virgem Santíssima. A aparição aconteceu em 1531, a um índio asteca de nome Juan Diego, que indo em direção a Cidade do México tem o encontro com a Mãe de Deus, que pede a ele que vá ao bispo pedir que construísse naquele local uma Igreja dedicada a ela, para que muitas outras pessoas pudessem ir ao encontro dela para pedir a sua intercessão, para que assim ela pudesse junto ao seu Filho alcançar as graças necessárias a eles.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Academia Marial, em Palavra do Associado

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...