Por Pe. Rodrigo Arnoso, C.Ss.R. Em Revista de Aparecida Atualizada em 14 FEV 2024 - 16H43

As Orações sobre o povo no Tempo da Quaresma

Essas orações têm como alicerce textos das Sagradas Escrituras, nos convidando a alimentar uma importante espiritualidade bíblica

Aos poucos estamos conhecendo os novos elementos que encontramos na tradução do Missal Romano, que já estamos utilizando em nossas celebrações desde o Tempo do Advento.

Nessa nova tradução encontramos um pertinente testemunho da tradição litúrgica da Igreja, que desde as primeiras horas da sua existência não deixou de exortar a comunidade eclesial a celebrar e atualizar o Mistério Pascal de Cristo. Por isso, quando a Igreja se reúne em assembleia orante, ela tudo faz em memória de Cristo, pois é Ele que preside a sua comunidade.

No decorrer da História da Liturgia, sobretudo a partir do século III da era cristã, começaram a surgir no seio das comunidades primitivas textos e ritos a serem utilizados nos atos litúrgicos da Igreja. Esses textos oracionais, que eram acompanhados por uma ritualidade, começaram a expressar a lex orandi e a lex credendi da Igreja, isto é, aquilo que a comunidade era chamada a rezar e a crer.

Esses textos deram origem a formulários e, mais tarde, aos sacramentários, que eram utilizados pelas comunidades na celebração de suas ações litúrgicas.

Victor Hugo Barros
Victor Hugo Barros


Nas primeiras horas do cristianismo, não existia um único livro litúrgico estabelecido para toda a Igreja. Na Terceira Edição Típica do Missal Romano, à luz dos ensinamentos do Concílio Vaticano II, muitas orações antigas foram retomadas. Entre essas orações encontram-se aquelas rezadas sobre o povo.

Na nova tradução do Missal Romano encontramos, nos formulários para a celebração do Tempo Quaresmal, 43 orações, retiradas dos antigos sacramentários, para serem rezadas sobre o povo antes da bênção final.

Essas orações têm como alicerce textos das Sagradas Escrituras, nos convidando a alimentar uma importante espiritualidade bíblica.

remove_red_eye Faça também parte desta grande obra de evangelização que mantém a estrutura e o acolhimento dos romeiros no Santuário Nacional, a Rede Aparecida de Comunicação e as mais diversas obras sociais, acessando a página especial da Família dos Devotos. 
1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. Rodrigo Arnoso, C.Ss.R., em Revista de Aparecida

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...