Crescendo na Fé

Temos vagas!

Saiba como ingressar no mercado de trabalho mesmo em meio à pandemia

Alessandro Cardoso - A12 (Arquivo pessoal)

Escrito por Alessandro Cardoso

28 ABR 2021 - 14H29 (Atualizada em 28 ABR 2021 - 15H57)

Shutterstock/ Fizkes jovem comemora vitória, alegria (Shutterstock/ Fizkes)

Crise econômica, crise sanitária, crise política, polarização, inflação, incertezas... realmente, a coisa não tá nada fácil e tudo isso impacta diretamente na criação e manutenção de empregos.

Leia MaisO que Deus quer de mim? Dicas para descobrir a sua vocação profissionalO Brasil, que há anos vinha com índices de desemprego na casa dos dois dígitos, ou seja, com mais de 10% da população ativa sem um trabalho, só viu crescer esses números nos últimos tempos, principalmente por causa dos efeitos colaterais da pandemia.

Os mais afetados são os jovens, particularmente os que entraram no mercado de trabalho meses antes do mundo parar por causa da Covid-19. Quem confirma isso é uma pesquisa do IBGE do final de 2020, que revela que o índice de desemprego na faixa etária dos 18 aos 24 anos é de 31,4%, enquanto que a média geral é de 14,6%.

Se a situação não contribuía antes, imagine agora com aulas on-line e todo curso presencial praticamente virando um EAD. Cursos com mais aulas práticas, como Engenharia, Rádio e TV, Ciências Naturais, Publicidade, Educação Física, etc. foram muito atingidos e seus alunos afastados de experimentar, na prática, toda a teoria estudada.

Mas há uma luz no fim do túnel. "E essa luz, é claro que é Jesus" , já cantava Roberto Carlos. Neste artigo, o estimado leitor poderá descobrir maneiras alternativas para pôr em prática tudo o que tem aprendido nas aulas teóricas. E o melhor, poderá unir fé e trabalho!

Shutterstock
Shutterstock


Pois é. Engana-se quem pensa que, na Igreja, só o padre e a secretária trabalham. Há uma diversidade de trabalhos, que exigem a diversidade de dons de seus fiéis, a começar pela pastoral que tem sido essencial nestes tempos de igrejas com as portas fechadas: a Pastoral da Comunicação (PASCOM).

VOCÊ, ESTUDANTE DE RÁDIO E TV, JORNALISMO, PUBLICIDADE, MARKETING... na Igreja você pode praticar aquela fotografia e treinar diafragma, obturador, íris, Photoshop. Ou então fazer aquele enquadramento do momento da Consagração durante a transmissão ao vivo pelas redes sociais. E pra chamar a atenção dos fiéis internautas, por que não ter aquele brainstorming, traçar uma estratégia de publicações e produzir aquele case de sucesso? O melhor é que a deadline é bem flexível! Finalmente, dá pra fazer uma bela montagem de vídeo e convencer quem a assistir a participar da Santa Missa pelas redes sociais.

VOCÊ, ESTUDANTE DE PSICOLOGIA, ainda que não tenha seu diploma para exercer a profissão como psicólogo, dá pra participar da Pastoral da Escuta e colocar em prática todo conteúdo teórico aprendido, obviamente sem dar nenhum diagnóstico ou algo do tipo. A Igreja pode ser seu “consultório” E muitas pessoas deprimidas, principalmente por conta da pandemia, podem ter o seu divã!

Leia MaisDesfruta a vida com prudênciaVOCÊ, ESTUDANTE DE GASTRONOMIA, NUTRIÇÃO, ENGENHARIA ALIMENTAR, em muitas paróquias desse Brasilzão existem pastorais que distribuem ou fazem comida para quem tem fome. Que tal brincar de MasterChef e preparar aquele menu caprichado para os moradores de rua, indicando, inclusive, a quantidade de calorias, carboidratos e proteínas que eles irão ingerir?

Shutterstock/ New Africa
Shutterstock/ New Africa

Por falar em alimentação...

VOCÊ, ESTUDANTE DE RELAÇÕES SOCIAIS, ASSISTENCIA SOCIAL ou SOCIOLOGIA, junte-se aos grupos que fazem a intermediação entre as doações que chegam nas igrejas e as famílias que necessitam. Os Vicentinos ficarão muito contentes em recebê-lo(a)!

VOCÊ, ESTUDANTE DE ENGENHARIA, sabia que há muitas igrejas caindo aos pedaços apenas pela falta de um profissional disposto a colaborar? E as demandas são as mais variadas, desde escolher a melhor luminária para tal ambiente, até o melhor tipo de cimento para dar aquela rebocada naquela parede que há anos pede socorro. Isso sem falar de infiltrações e problemas com dilatação de telhas!

Leia MaisO jovem cristão e sua vida socialVOCÊ ESTUDANTE DE EDUCAÇÃO FÍSICA, por incrível que pareça, há espaço pra você na igreja também. Como ainda vivemos numa realidade de distanciamento social, uma vídeo-aula pelas redes sociais da paróquia, com exercícios para a audiência da terceira idade, por exemplo, será muito bem-vinda. (E acredite, as senhorinhas A-D-O-R-A-M um jovem ensinando coisas boas na igreja!)

Shutterstock/ Ollyy
Shutterstock/  Ollyy


Enfim, poderíamos descobrir outras atividades dentro da igreja para muitas profissões e recém-formados, mas por falta de trabalho é que você não ficará “enferrujado” em seu ofício. E se servir de incentivo, atividades sociais contam como atividade complementar na sua faculdade!

Portanto, procure já seu pároco e peça permissão para mostrar o profissional que você é. E FELIZ DIA DO TRABALHADOR!

Escrito por
Alessandro Cardoso - A12 (Arquivo pessoal)
Alessandro Cardoso

Alessandro Cardoso é radialista formado pela Universidade Anhembi Morumbi, especialista em roteiro de ficção pelo Centro Universitário Senac de São Paulo, noveleiro e peregrino assíduo de Jornadas Mundiais da Juventude.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Jovens de Maria, em Crescendo na Fé

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.