Por Danielle Santos Em Notícias

Evite dividir sabonetes, barbeadores e escovas de dentes

 

Segundo a dermatologista Márcia Purceli, os sabonetes têm substâncias bactericidas e, por isso, não transmitem fungos ou doenças, mas é ideal que cada um tenha o seu ou que a família use o sabonete líquido. Se não der para cada um ter o seu próprio sabonete, a dica é limpá-lo antes de tomar banho para evitar irritações e preservar a higiene.

No caso dos aparelhos de barbear, é importante não deixá-lo dentro do chuveiro para evitar exposição a fungos e guardá-lo limpo, em lugar fechado e protegido.

Segundo o infectologista Caio Rosenthal, dividir o barbeador é desnecessário e arriscado porque o homem ou a mulher pode estar com uma doença naquele momento e passar para o outro.

A escova de dentes segue a mesma recomendação de higiene. Usar a mesma escova pode transmitir doenças. Caso seja inevitável usar a mesma, é essencial lavá-la bem depois do uso com água corrente para evitar contaminação.

De acordo com o infectologista Milton Lapchik, a toalha de rosto também pode acumular bactérias e fungos por ficar úmida por muito tempo e, além disso, como é usada por várias pessoas acaba tornando-se em um meio de transmissão desses micro-organismos.

A transmissão do vírus do HPV é possível através do uso compartilhado de uma toalha de banho contaminada. “Se uma pessoa sadia usar uma peça infectada, a chance de contaminação não pode ser descartada", diz o ginecologista José Maria Soares.

Em casa, uma boa dica é comprar toalhas de cores diferentes para cada membro da família. Isso facilita a organização e evita trocas.

Fonte: Bem Estar

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Danielle Santos, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.