Por Rádio Aparecida Em Notícias Atualizada em 05 AGO 2019 - 14H42

Padre Vítor: uma história de legado vocacional




No dia 5 de agosto de 1923, Padre Vítor Coelho de Almeida foi ordenado padre em Gars am Inn, na Alemanha. Ministério este, que é marcado até hoje pelas transmissões de grande audiência na Rádio Aparecida, pela disseminação da devoção a Nossa Senhora Aparecida e profundo zelo às vocações por meio da catequese.

“Sou filho da Misericórdia de Deus. Ele me tirou do lodo, de lá de baixo, para me colocar em alto na vocação sacerdotal”.

Comissão para o Patrimônio Histórico - CSSR
Comissão para o Patrimônio Histórico - CSSR
Padre Vítor com sua imagem de Nossa Senhora Aparecida em gravação de programa.

Era assim que Padre Vítor dizia a todos a respeito de sua vocação, pois se considerava indigno de ser sacerdote por conta do mau comportamento na infância.

Sem a mãe, que faleceu de tuberculose em seus 8 anos, foi uma criança que deu muito trabalho a seu pai em Sacramento (MG), sendo o segundo de cinco filhos. Por ter problemas de saúde desde muito cedo, foi entregue aos cuidados de sua avó materna, que não lhe deu boa educação.

Sem esperanças, ela recorreu ao primo padre de nome parecido, Victor Coelho de Almeida, para que lhe desse jeito e fosse um bom menino.

Sem sucesso em sua educação, o internou no Colégio Redentorista de Santo Afonso, em Aparecida (SP), onde mudou de comportamento e decidiu se tornar padre.

Padre Vítor e as vocações

Sua fala de fácil compreensão era apreciada pelos mais simples e pelos jovens, que conheciam a Palavra de Deus por Padre Vítor. Dessa forma, despertava logo cedo a vocação em muitos deles. Vocação não só voltada à vida religiosa, mas para um bom casamento e vida em comunidade.

Durante passagem por Araraquara, até 1930, dedicou-se à catequese, pois não queria que elas sofressem o que sofreu por falta de formação religiosa. Frases como “Quem tem Deus, tem tudo”; “O terço é a chave do céu”; “Fazer o bem, sem olhar a quem”, e muitas outras perduram naqueles que o conheceram.

Leia MaisPadre Vítor Coelho: Missionário de AparecidaPadre Vítor Coelho: Catequista do povoPadre Vítor Coelho: Animador das vocaçõesPadre Vítor Coelho: Apóstolo da Rádio AparecidaPela Rádio Aparecida, seus ensinamentos voltados à Catequese, Sagrada Escritura, formação de comunidades rurais, saúde pública, sanitária e Doutrina Social da Igreja educaram muitos corações durante 36 anos sendo ouvido nas ondas do rádio.

Seu papel como propagador nos atinge até hoje, em 2019, em quase 100 anos de um legado de dedicação a Deus e Nossa Senhora Aparecida.

Obrigado pelo seu sim, Padre Vítor!

🔊 Gostou desse artigo? Compartilhe com os amigos !

Na parte superior da página (logo abaixo do título) clique no botão do WhatsApp ou das demais redes sociais.

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba notícias mensalmente

Parabéns, seu cadastro foi efetuado com sucesso!
Você deve receber nossas novidades em breve.

Ops, tivemos um possível erro no cadastro de seu e-mail.
Tente novamente por favor.

Tentar novamente
Facebook

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rádio Aparecida, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...