Por Rádio Aparecida Em Notícias

Setembro Amarelo: pedir ajuda é essencial para reverter maus pensamentos

Shutterstock
Shutterstock

Ouça o podcast ou, se preferir, leia a matéria:

🔊 Ouça entrevistas pertinentes diariamente no O Assunto é Você às 11h15

Leia MaisSetembro Amarelo: Suicídio e santidadeNova lei define metas para prevenção ao suicídioBrasil registra um caso de suicídio a cada 46 minutosO suicídio: Mitos e esclarecimentosO suicídio: superando os mitos, atenção aos sinais de alerta e ação preventivaO suicídio entre os profissionais da saúdeO suicídio: um drama mundial e silenciado que clama aos céusSetembro é o mês de cor amarela, em que a prevenção do suicídio vem à tona e é muito necessária. Dia 10 de setembro é o dia de conscientização e prevenção, momento em que a Organização Mundial da Saúde divulgou dados em que a cada 40 segundos uma pessoa se suicida no mundo.

Alberto Carmoni é voluntário há 16 anos no CVV, Centro de Valorização da Vida e afirma que as causas de suicídio dizem respeito a bipolaridade e ansiedade, porém no Brasil, o maior causador é a depressão.

Afirma que é preciso atenção, pois as pessoas dão sinais. “Mudar completamente a rotina e preferir ficar em casa, fazer reclamações sobre a vida e como é difícil estar nela e parar de tomar os remédios são indicativos de que algo não está bem, infelizmente poucos enxergam os sinais”, completa Alberto.

Trabalho do CVV

Muitas vezes o que falta para a pessoa desistir da ideia de tirar a própria vida é escutar a si mesmo desejando isso. Esse é o trabalho do CVV que disponibiliza canais de comunicação para pessoas que estão em momento de desespero.

Com 57 anos e com o slogan “CVV – Como Vai Você?”, a organização não governamental sem fins lucrativos atende no número 188 em cerca de 23 estados brasileiros 24 horas por dia, todos os dias da semana.

🔊 Gostou desse podcast? Compartilhe com os amigos!

Na parte superior da página (logo abaixo do título) clique no botão do WhatsApp ou das demais redes sociais.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rádio Aparecida, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.