Dom Ricardo Hoepers, bispo de Rio Grande (RS), foi eleito na manhã desta terça-feira (25) como novo secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Leia MaisDom Paulo Jackson é eleito segundo vice-presidente da CNBBEleição da nova presidência da CNBB é destaque no 7º dia de Assembleia GeralEleito durante a 60ª Assembleia Geral no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida, no Santuário Nacional de Aparecida, o bispo será empossado na manhã da próxima sexta-feira (28). Dom Hoepers assume o cargo até então ocupado por Dom Joel Portella Amado pelos próximos quatro anos.
"É com muita alegria, muita honra que os bispos nos deram este encargo! O secretario-geral é o executivo que está a frente para dinamizar, organizar e sistematizar todo o trabalho da Conferência, do Conselho Episcopal e do Conselho Permanente. Estou a disposição de todos os bispos do Brasil para exercermos esta importante tarefa", disse o novo secretário-geral aos jornalistas presentes na Assembleia Geral.
Dom Ricardo nasceu em Curitiba (PR) em 16 de dezembro de 1970, e logo aos 15 anos, entrou no Seminário Menor Arquidiocesano São José onde terminou o ensino médio. Após dez anos de formação, em 31 de janeiro de 1999 recebeu a ordenação sacerdotal de Dom Pedro Fedalto, arcebispo da capital paranaense.
Além das funções como vigário e pároco, já atuou como Diretor da Faculdade de Filosofia da Arquidiocese de Curitiba, Vice-Reitor e Disciplinário do Seminário Filosófico Bom Pastor, Coordenador Geral do Clero Assessor Eclesiástico da Pastoral da Pessoa com Deficiência da Arquidiocese de Curitiba, entre outros cargos.
Sua ordenação episcopal ocorreu em 14 de maio de 2016 pelas mãos do arcebispo de Curitiba, Dom José Antônio Peruzzo. Dom Ricardo tem como lema “Elige Ergo Vitam” (Escolha a vida).
“Nenhum desafio é tão grande quando acreditamos na Igreja enquanto parte do povo de Deus. A alegria é o coração que se abre para a missão e o papa nos pede uma Igreja em saída. Então vamos a Rio Grande levar a alegria de evangelizar, a alegria do Senhor, a alegria das famílias”, disse Dom Ricardo quando foi ordenado.
Em defesa da vida
Respondendo ao A12 em entrevista coletiva após a confirmação do resultado das urnas, Dom Hoepers ressalta que como secretário-geral continuará com a missão de sempre defender a vida desde a concepção até o seu fim natural.
"Essa é uma prioridade que a CNBB sempre teve como sua tarefa. Mas com certeza dentro da área de conhecimento que nós temos, poderemos aprimorar ainda mais essa defesa, promoção e cuidado com a vida".
Além do lema de sua ordenação, com formação acadêmica voltada para a área da Teologia Moral e Bioética e doutorado na faculdade Alfonsiana, em Roma, a trajetória de Dom Hoepers como bispo da Igreja Católica vem sendo marcada por essa missão: sempre em defesa da integralidade, inviolabilidade e dignidade da vida humana, desde a concepção até a morte natural.
O religioso é autor do livro “Teologia moral no Brasil: um perfil histórico”, disponível na Editora Santuário. Dom Hoepers possui uma atuação na área da saúde, em Curitiba (PR), desde quando atuava como padre, na área hospitalar e participado dos Comitês de Ética em Pesquisa com seres Humanos e Comitês de Bioética.
Fatos que o credenciaram a ser eleito em primeiro turno, na Assembleia Geral de 2019, como presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
“Como Igreja, sempre iremos defender – e reiteramos nesta nota – a nossa posição em relação à vida como algo sagrado, inalienável e que tem uma dignidade que não pode ser desrespeitada. As leis preveem isso e o nosso coração cristão, com certeza, vem confirmar pela nossa fé de que Deus nos deu este grande dom que é a vida. Nossa posição é da vida plena, do cuidado, do direito à dignidade, não pelas nossas qualidades, mas pela sacralidade da nossa vida: “Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância” (Jo 10,10)”.
Confira na íntegra o pronunciamento de Dom Ricardo
Papa Francisco exorta abertura ao Evangelho e à paz em Papua-Nova Guiné
Papa celebra Missa em Port Moresby, destacando a abertura a Deus e ao Evangelho. No Angelus, pede paz para povos e a criação.
Jesus quer nos curar e nos dar dignidade!
Curando um pagão, Jesus mostra que a graça de Deus está disponível para todos
Papa se despede da Indonésia rumo a Papua-Nova Guiné
Esta é uma das maiores viagens apostólicas de seu pontificado, com mais de 12 dias percorrendo dois continentes.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.