Brasil

A natureza pede socorro!

Padre Inácio Medeiros C.Ss.R.

Escrito por Pe. José Inácio de Medeiros, C.Ss.R.

10 FEV 2022 - 08H31 (Atualizada em 10 FEV 2022 - 09H02)

Bioma é um conjunto de vida vegetal e animal, constituído pelo agrupamento de tipos próximos de vegetação que podem ser identificados numa mesma região. Nos biomas, as condições de geologia ou relevo e clima são semelhantes pois, historicamente, num período de milhões de anos, sofreram os mesmos processos de formação da paisagem, resultando em uma diversidade de flora e fauna próprias.

Primeiro problema: O que a natureza levou milhões de anos para criar, o ser humano é capaz e destruir num período de poucas horas ou de poucos dias.

No território do Brasil, temos seis tipos de biomas: Amazônia, Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga, Pampa e Pantanal. Eles são importantes não apenas como fonte de recursos naturais que possibilitam a subsistência da população, como recebem destaque por serem ambientes de grande riqueza natural do planeta.



Alguns desses biomas, como a Amazônia, existem também em países vizinhos, formando uma área de vasta extensão.

Segundo problema: Ainda não aprendemos a conviver de forma inteligente e racional com a natureza. Por isso, todos os biomas, mas especialmente a Amazônia, sofrem diariamente inúmeras formas de agressões e destruição.

Leia MaisO negacionismo no Brasil: Uma ruptura com a realidadeOs pequenos empreendimentos movem a economia do paísA importância da agricultura familiarÉ preciso voltar a se indignar!A preocupação é grande, pois nos últimos anos tem aumentado continuamente a destruição.

Um relatório do IPAM, Instituto de Proteção à Amazônia, publicado no dia 2 de fevereiro, mostra que o desmatamento no bioma Amazônia foi 56,6% maior entre agosto de 2018 e julho de 2021 que no mesmo período de 2015 a 2018.

O mundo olha com preocupação para o Brasil, por causa da destruição de nossos biomas, especialmente da Amazônia.

E aqui não adianta aquele pensamento raso, como dizem alguns: “Ah, a Amazônia é nossa e temos que preservar nossa soberania sobre ela, por isso, fazemos dela o que bem quisermos”!



Está errado um pensamento dessa categoria, pois se o degelo dos polos provoca desequilíbrio no nosso meio ambiente, sobretudo nas cidades litorâneas, também a Amazônia pode ser motivo de preocupação para os outros países sem que, com isso, queiram invadi-la ou toma-la do Brasil.

É preciso voltar com a fiscalização mais rigorosa, é preciso criar programas de educação sobre o manejo racional da natureza e é preciso proteger a vida e a existência dos povos originais da Amazônia e dos demais biomas.

Essas medidas são apenas o início da solução do problema!

Escrito por
Padre Inácio Medeiros C.Ss.R.
Pe. José Inácio de Medeiros, C.Ss.R.

Missionário redentorista graduado em História da Igreja pela Universidade Gregoriana de Roma, já trabalha nessa área há muitos anos, tendo lecionado em diversos institutos. Atuou na área de comunicação, sendo responsável pela comunicação institucional e missionária da antiga Província Redentorista de São Paulo, tendo sido também diretor da Rádio Aparecida.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Brasil

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...