Na expectativa para a realização da COP 30 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima), em novembro deste ano, em Belém, no Pará. A Igreja, em todo o país, se prepara para as discussões já trabalhando o meio ambiente na Campanha da Fraternidade 2025, com o tema “Fraternidade e Ecologia Integral” e o lema: “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31).
No interior de São Paulo, na região do Vale do Paraíba, a Diocese de Lorena (SP), tem explorado a CF com formação, abrangendo os quatro setores da Diocese e envolvendo todas as lideranças. A Igreja, inclusive, abriu diálogo com o Poder Legislativo das cidades, indo até as Câmaras Municipais.
De acordo com o bispo diocesano de Lorena, Dom Vladimir Lopes Dias, é importante a ampliação do diálogo.
“No dia 12 de março, realizamos um café da manhã na Cúria Diocesana, reunindo prefeitos, vice-prefeitos e secretários do Meio Ambiente para apresentar a Campanha, ouvir as ações já realizadas em cada cidade e refletir sobre os desafios enfrentados. A participação tem sido significativa e a acolhida, sempre muito positiva. Esse diálogo é fundamental para a construção de políticas públicas efetivas e comprometidas com o bem comum”, frisou.
Nesta edição, a CF orienta às pessoas um caminho de conversão ecológica e de compromisso com o cuidado da Casa Comum. Dom Vladimir reforça que a Pastoral deve levar essas contribuições para workshops preparatórios, para que a voz da Igreja e da sociedade seja ouvida e bem representada.
“Nossa Diocese acredita que, se conseguirmos fortalecer compromissos locais, tanto no âmbito eclesial quanto no poder público regional, poderemos levar essas iniciativas para a COP 30 e inseri-las em discussões mais amplas. Uma parceria com a Arquidiocese de Belém pode ser um caminho importante para ampliar esse protagonismo e evidenciar as ações da Igreja. A Diocese de Lorena pretende enviar cinco representantes da Pastoral para esse momento histórico. Ainda precisamos definir questões logísticas, como passagens e hospedagem, mas o desejo de estar presente e contribuir para essa transformação global é grande”, destacou.
Ainda de acordo com Dom Vladimir Lopes, as sugestões podem ser enviadas para o e-mail da Cúria Diocesana de Lorena, aos cuidados da Rosely, no curia@diocesedelorena.com.
A expectativa da Diocese é que na COP 30 aconteça o compartilhamento de experiências, estabelecendo contatos e firmando compromissos concretos. Segundo o bispo diocesano, somente com o envolvimento de toda a sociedade, Igreja, poder público, setor produtivo e sociedade civil, será possível enfrentar essa crise e promover a justiça socioambiental e climática.
No Angelus, Papa afirma: “Nada é impossível para Deus”
No Angelus, Papa Leão XIV recorda que nada é impossível para Deus e chama os fiéis, neste tempo do Advento, a confiarem e serem como pequenas luzes no mundo.
O compromisso da Santa Sé com a proteção de crianças
Santa Sé intensifica esforços na ONU para solucionar o caso das crianças ucranianas deportadas em meio à guerra da Ucrânia, com Papa Leão XIV liderando a ação.
Ciclone atinge a Ásia e comunidade católica acolhe vítimas
Ciclones atingem Sri Lanka, Tailândia e Indonésia, deixam centenas de mortos e mobilizam a Igreja, que acolhe desabrigados e oferece apoio material e espiritual.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.