Na expectativa para a realização da COP 30 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima), em novembro deste ano, em Belém, no Pará. A Igreja, em todo o país, se prepara para as discussões já trabalhando o meio ambiente na Campanha da Fraternidade 2025, com o tema “Fraternidade e Ecologia Integral” e o lema: “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31).
No interior de São Paulo, na região do Vale do Paraíba, a Diocese de Lorena (SP), tem explorado a CF com formação, abrangendo os quatro setores da Diocese e envolvendo todas as lideranças. A Igreja, inclusive, abriu diálogo com o Poder Legislativo das cidades, indo até as Câmaras Municipais.
De acordo com o bispo diocesano de Lorena, Dom Vladimir Lopes Dias, é importante a ampliação do diálogo.
“No dia 12 de março, realizamos um café da manhã na Cúria Diocesana, reunindo prefeitos, vice-prefeitos e secretários do Meio Ambiente para apresentar a Campanha, ouvir as ações já realizadas em cada cidade e refletir sobre os desafios enfrentados. A participação tem sido significativa e a acolhida, sempre muito positiva. Esse diálogo é fundamental para a construção de políticas públicas efetivas e comprometidas com o bem comum”, frisou.
Nesta edição, a CF orienta às pessoas um caminho de conversão ecológica e de compromisso com o cuidado da Casa Comum. Dom Vladimir reforça que a Pastoral deve levar essas contribuições para workshops preparatórios, para que a voz da Igreja e da sociedade seja ouvida e bem representada.
“Nossa Diocese acredita que, se conseguirmos fortalecer compromissos locais, tanto no âmbito eclesial quanto no poder público regional, poderemos levar essas iniciativas para a COP 30 e inseri-las em discussões mais amplas. Uma parceria com a Arquidiocese de Belém pode ser um caminho importante para ampliar esse protagonismo e evidenciar as ações da Igreja. A Diocese de Lorena pretende enviar cinco representantes da Pastoral para esse momento histórico. Ainda precisamos definir questões logísticas, como passagens e hospedagem, mas o desejo de estar presente e contribuir para essa transformação global é grande”, destacou.
Ainda de acordo com Dom Vladimir Lopes, as sugestões podem ser enviadas para o e-mail da Cúria Diocesana de Lorena, aos cuidados da Rosely, no curia@diocesedelorena.com.
A expectativa da Diocese é que na COP 30 aconteça o compartilhamento de experiências, estabelecendo contatos e firmando compromissos concretos. Segundo o bispo diocesano, somente com o envolvimento de toda a sociedade, Igreja, poder público, setor produtivo e sociedade civil, será possível enfrentar essa crise e promover a justiça socioambiental e climática.
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.