O folclore brasileiro nos enche de orgulho. São muitas as manifestações culturais oriundas da vida cotidiana, que deixaram marcas eternas em nossa constituição como povo brasileiro. De Norte a Sul, de Leste a Oeste, de Oiapoque ao Chuí. Quanta sabedoria! “Ó Pátria amada, Idolatrada, Salve! Salve!”.
Folclore é o conjunto das manifestações e sabedorias que expressam as tradições populares: brincadeiras, canções, cantigas, cirandas, ditados populares, danças, religiosidade, travas-língua, comidas típicas, festas, mitos, lendas, contos, crendices, personagens diversos, superstições e tantas outras, que nascem livre no coração, assim como cantamos em uma tradicional paródia de Asa Branca:
music_note Você sabe o que é Folclore?
Leia MaisFolclore: cultura do bem comumMuitas ciências se debruçam na pesquisa sobre o folclore, pois não há dúvidas de que seja um dos mais transparentes canais de identificação da identidade de um povo. A Antropologia é uma das principais ciências que estuda o folclore.
O Catecismo da Igreja é claro ao reconhecer a cultura como parte essencial do Bem Comum:
O bem comum exige o bem-estar social e o desenvolvimento do próprio grupo; o desenvolvimento é o resumo de todos os deveres sociais. E, claro, cabe à autoridade servir de árbitro, em nome do bem comum, entre os diversos interesses particulares. Mas ela deve tornar acessível a cada um aquilo de que precisa para levar uma vida verdadeiramente humana: alimento, vestuário, saúde, trabalho, educação e cultura, informação conveniente, direito de fundar um lar etc. (§1908)
Alguns fatores da vida social atual abalaram bastante a vivência folclórica. Entre eles a violência, o avanço das ferramentas da tecnologia... A promoção da cultura do individualismo nos rendeu o “isolamento social”, muitos anos antes da imposição da pandemia. Há um clamor saudosista de um modo de vida que não mais vivenciamos, mas queremos de volta. No entanto, nos aprisionamos por causa do medo, do individualismo e da suposta satisfação com a virtualidade. Porém, ensina o Catecismo da Igreja que: "Esta lei de solidariedade humana e de caridade", sem excluir a rica variedade das pessoas, das culturas e dos povos, nos garante que todos os homens são verdadeiramente irmãos". (§361)

Folclore é partilha, é vida comunitária, é construção coletiva. A cultura do individualismo tem imposto como proposta de um “cada um por si”, cunhando sorrateiramente a ideologia de um indivíduo fora da sociedade. Jesus respeitava a tradição de seu povo e com ele celebrava, convivia. Jesus usou as Parábolas, consagrou Pão e Vinho, participou das festas, cumpria costumes.
Não vamos deixar nosso folclore ser apenas saudade. Vamos exercitar suas belas manifestações: pesquise, valorize, organize eventos em sua comunidade que resgatem o que sua região possui como rica herança folclórica. São muitas as manifestações folclóricas que estão presentes em todas as regiões brasileiras, mas também são inúmeras as diferenças regionais que intensificam ainda mais a beleza de nossa cultura. E nada disso tem de ser inimigo da tecnologia: todos os eventos, agora ou futuros, podem ser transmitidos, partilhados, valorizando ainda mais essa riqueza. Cada região tem seu folclore, o que faz do Brasil uma nação literalmente espetacular, o Brasil Brasileiro.
Presépio inspirado em Santo Afonso é inaugurado no Vaticano
Conheça o Presépio Napolitano de Santo Afonso, uma obra da Diocese de Nocera Inferiore-Sarno, que funde arte e espiritualidade com símbolos regionais
Cardeal Dom Américo Aguiar destaca o protagonismo laical
Cardeal Américo Aguiar fala sobre o caminho sinodal percorrido por sua diocese e a importância da compreensão do que é sinodalidade.
Reze a Oração a Santa Luzia para iluminar os caminhos
Em 13 de dezembro, a Igreja faz memória à Santa Luzia, padroeira dos olhos e da visão. Ela também é invocada por aqueles que buscam a verdadeira luz na vida.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.