Brasil

Motivos para se vangloriar

Padre Inácio Medeiros C.Ss.R.

Escrito por Pe. José Inácio de Medeiros, C.Ss.R.

27 DEZ 2023 - 16H00

Cherries/ shutterstock

Cada país busca um motivo para se vangloriar e se impor sobre os demais. Existem aqueles que se ufanam por terem as maiores Forças Armadas do planeta, outros por terem grande extensão geográfica, ou uma grande população. Há os que se vangloriam por terem uma próspera economia ou por crescerem bem acima da média dos demais. Leia MaisCNBB se manifesta contra legalizar jogos de azar no BrasilUm possível conflito na fronteira do Brasil

O Brasil tem grande extensão geográfica, o que o coloca entre os maiores do mundo; tem uma grande população que logo chegará a 220 milhões de pessoas e sua economia começa a se recuperar, podendo, em pouco tempo, ocupar novamente a sétima posição entre as maiores economias do mundo.

Tudo isso é muito bom, mas temos ainda uma grande limitação e somente quando a superarmos é que teremos motivos para nos vangloriar. A pedra no nosso sapato ainda é a educação.

O Brasil segue entre os últimos do mundo em matemática, ciência e leitura, nos índices que mensuram o conhecimento humano. E continuamos a padecer das mesmas mazelas que nos afetam há muito tempo. Os resultados mostrados pelo recente relatório confirmam essa afirmação, retratando a dificuldade de nossos alunos no processo de aprendizagem por diversos motivos.

Índices que já eram ruins pioraram com a crise sanitária. Os últimos resultados do Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes) mostram o real valor que o Brasil dá à educação das novas gerações. Os estudantes brasileiros avaliados deixaram o Brasil na 52.ª posição. Estamos atrás de países bem menos desenvolvidos do que nós.

O grande desafio agora é trabalhar para confirmar a tendência de crescimento na aprendizagem. Como alternativa para essa proposta, está a implementação do Sistema Nacional de Educação, que integrará as políticas e ações educacionais da União, Estados, Municípios e Distrito Federal, que prevê diversas medidas práticas, entre elas a valorização e a melhor remuneração dos professores e educadores em geral.

Quanto à vanglória

A palavra vanglória vem do latim. É um substantivo feminino que significa presunção, vaidade exagerada, opinião excessivamente boa acerca de si mesmo ou pessoa que se orgulha em demasia de suas próprias qualidades ou aptidões pessoais. A vanglória é o oposto da humildade.

Precisamos ter a humildade de reconhecer nossos erros e limitações, buscando a sua constante superação.

Escrito por
Padre Inácio Medeiros C.Ss.R.
Pe. José Inácio de Medeiros, C.Ss.R.

Missionário redentorista graduado em História da Igreja pela Universidade Gregoriana de Roma, já trabalha nessa área há muitos anos, tendo lecionado em diversos institutos. Atuou na área de comunicação, sendo responsável pela comunicação institucional e missionária da antiga Província Redentorista de São Paulo, tendo sido também diretor da Rádio Aparecida.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Brasil

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...