No 5º Domingo da Quaresma, Papa Francisco guiou sua reflexão do Angelus para os fiéis da Praça São Pedro sobre o dom, o perdão e a glória. Com a proximidade da Semana Santa, o Santo Padre recorda que Jesus diz algo importante no Evangelho: que na Cruz veremos a sua glória e a do Pai. Francisco pergunta:
“Como é possível que a glória de Deus se manifeste precisamente ali, na Cruz? Poderia pensar que isto acontece na Ressurreição, não na Cruz, o que é uma derrota, um fracasso, mas ao invés disso, hoje Jesus, falando da sua Paixão, diz que chegou a hora em que o Filho do Homem vai ser glorificado. Mas, que exatamente Ele quer nos dizer ao afirmar isso?”
Em resposta, o Pontífice reforça que Jesus não corresponde o sucesso a algo humano, que se transformaria em fama ou popularidade, mas a glória que é amar tanto que se doa completamente a vida.
“Glorificar-se, para Ele, significa doar-se, tornar-se acessível, oferecer o seu amor. E isto aconteceu de forma culminante na Cruz, onde Jesus manifestou ao máximo o amor de Deus, revelando plenamente o seu rosto de misericórdia, dando-nos vida e perdoando os seus crucificadores”.
E caminho de aprendizado de Jesus para essa glória, segundo o Papa, é praticar o dom do perdão, que é a essência da glória de Deus.
“São critérios muito diferentes do que vemos ao nosso redor, e também em nós, quando pensamos na glória como algo a ser recebido mais do que dado; como algo a ser possuído em vez de oferecido. Mas a glória mundana passa e não deixa alegria no coração; nem mesmo leva ao bem de todos, mas à divisão, à discórdia, à inveja”.
Como reflexão da semana, o Santo Padre propõe que nos perguntemos:
“Qual é a glória que desejo para mim, para a minha vida, que sonho para o meu futuro? A de impressionar os outros pelo meu valor, pelas minhas capacidades ou pelas coisas que possuo? Ou o caminho do dom e do perdão, o de Jesus Crucificado, o caminho de quem não se cansa de amar, confiante de que isto testemunha Deus no mundo e faz brilhar a beleza da vida? Recordemo-nos, de fato, que quando damos e perdoamos, resplandece em nós a glória de Deus.”
Fonte: Vatican News
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.